Cerimônia marca encerramento de edição do Ciência e Arte nas Férias

Após 25 dias de atividades intensas, terminou nesta sexta-feira (3) a XIX edição do programa Ciência e Arte nas Férias (CAF), que voltou a ocorrer após dois anos de pandemia. O evento teve início no dia 9 de janeiro e recebeu 91 estudantes de ensino médio de 30 escolas públicas das regiões de Campinas, Limeira e Piracicaba para participarem de 41 projetos de pesquisa oferecidos no âmbito da Universidade, o que incluiu atividades de iniciação científica, oficinas e visitas monitoradas.

A solenidade de encerramento, realizada no Centro de Convenções, contou com a participação do reitor da Unicamp Antonio José Almeida Meirelles, do pró-reitor de Pesquisa, João Marcos Travassos Romano, do assessor da Pró-reitoria de Extensão e Cultura Marcos Aurélio Cremasco, representando o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Antônio Santos Coelho, do secretário municipal adjunto de educação de Campinas, Luiz Roberto Marighetti, e de Patrícia Adolf Lutz, dirigente da Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste.

Também estiveram presentes no evento os alunos que participaram do CAF e os estudantes de graduação que atuaram como monitores dos adolescentes. Os estudantes Luana Proença e Caique Anjo Ramos, fizeram um discurso em nome dos alunos participantes do evento, recebendo certificados de participação em nome de todos os participantes. Já a discente da licenciatura em ciências biológicas Bruna Marconato discursou em nome dos monitores.

Os estudantes Luana Proença e Caique Anjo Ramos receberam certificado de participação do reitor Antonio José Almeida Meirelles; à direita, o pró-reitor de Pesquisa, João Romano

Em sua fala, o reitor Antonio Meirelles expôs a esperança de que o período passado na Universidade tenha despertado nos estudantes o interesse por estudar na Unicamp. Ele lembrou que a Universidade, uma das melhores da América Latina, busca formar pessoas que nãos sejam apenas tecnicamente boas, mas também generosas, justas, inclusivas e que tenham como objetivo procurar solucionar os problemas enfrentados pela sociedade.

“Temos hoje no mundo uma série de desafios ambientais, de saúde, moradia e justiça que não serão resolvidos sem ciência, tecnologia e inovação”, comenta o reitor. “Nós geramos isso aqui na Universidade e vocês podem ser os profissionais que contribuirão para que a gente resolva esse conjunto de problemas. Tê-los aqui é uma felicidade e também uma esperança de que venham frequentar os nossos bancos, adquirir conhecimento e, quem sabe, se tornarem monitores das próximas edições do Ciência e Arte nas Férias”.

A solenidade de encerramento terminou com uma palestra de Juliana Sangion, jornalista da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), que apresentou para os adolescentes as principais formas de ingressar na Unicamp.

A cerimônia de encerramento ocorreu no Centro de Convenções

Comunidade Interna