Superintendente do HC fala à EPTV sobre aumento de demanda, mutirões e novos projetos

A superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, esteve no sábado (7) nos estúdios da EPTV Campinas falando sobre o aumento no número de atendimentos de emergência e de alta complexidade no hospital em 2022. Com a diminuição da quantidade de casos graves relacionados à covid-19, o HC da Unicamp registrou no ano passado um aumento expressivo na demanda por consultas, internações e cirurgias eletivas, principalmente nas áreas de oncologia, ortopedia e cardiologia.

“As filas para atendimento do HC sempre existiram, mas com a pandemia elas aumentaram e os pacientes que aparecem para os atendimentos apresentam quadros de gravidade muito maior. As pessoas ficaram muito tempo sem procurar atendimento”, ressaltou Elaine durante a entrevista.

Para minimizar esse problema, de acordo com Elaine, desde o ano passado o HC da Unicamp vem realizando mutirões para resolver o problema das filas. Em 2022 foram realizadas cerca de 2 mil cirurgias e quase 400 atendimentos oncológicos. Ainda de acordo com a superintendente do HC da Unicamp, será implementado um projeto piloto de matriciamento de pacientes em 20 cidades da região de Campinas para evitar o encaminhamento desnecessário de pacientes ao HC da Unicamp.

“Pretendemos usar a telemedicina para implantar esse projeto piloto. Com o uso dessa tecnologia, a nossa equipe multiprofissional dará suporte para os hospitais da região para o atendimento de pacientes de baixa complexidade, que representam uma porcentagem substancial dos casos que são encaminhados ao HC. Estamos também em tratativas com o governo do Estado de São Paulo para ampliar o número de cirurgias, tratamentos de quimioterapia e novos mutirões para este ano”, revelou Elaine.

Assista a reportagem completahttps://globoplay.globo.com/v/11260909/

HC participa de Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado

HC da Unicamp promoveu mutirão para atendimentos oncológicos neste sábado

Matéria originalmente publicada no site do HC da Unicamp.

O objetivo da reunião foi apresentar a experiência da Unicamp na aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre

Modalidade oferecida pela Unicamp para financiamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão completa 20 anos

Evento começou esta semana no Instituto de Computação e conta com aulas teóricas, simulados e palestras com patrocinadores

José Ricardo Teixeira Junior (IB) e Geovane Augusto Gaia Vieira (IG) vão para as universidades norte-americanas de Yale e UCLA, respectivamente