Superintendente do HC fala à EPTV sobre aumento de demanda, mutirões e novos projetos

A superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, esteve no sábado (7) nos estúdios da EPTV Campinas falando sobre o aumento no número de atendimentos de emergência e de alta complexidade no hospital em 2022. Com a diminuição da quantidade de casos graves relacionados à covid-19, o HC da Unicamp registrou no ano passado um aumento expressivo na demanda por consultas, internações e cirurgias eletivas, principalmente nas áreas de oncologia, ortopedia e cardiologia.

“As filas para atendimento do HC sempre existiram, mas com a pandemia elas aumentaram e os pacientes que aparecem para os atendimentos apresentam quadros de gravidade muito maior. As pessoas ficaram muito tempo sem procurar atendimento”, ressaltou Elaine durante a entrevista.

Para minimizar esse problema, de acordo com Elaine, desde o ano passado o HC da Unicamp vem realizando mutirões para resolver o problema das filas. Em 2022 foram realizadas cerca de 2 mil cirurgias e quase 400 atendimentos oncológicos. Ainda de acordo com a superintendente do HC da Unicamp, será implementado um projeto piloto de matriciamento de pacientes em 20 cidades da região de Campinas para evitar o encaminhamento desnecessário de pacientes ao HC da Unicamp.

“Pretendemos usar a telemedicina para implantar esse projeto piloto. Com o uso dessa tecnologia, a nossa equipe multiprofissional dará suporte para os hospitais da região para o atendimento de pacientes de baixa complexidade, que representam uma porcentagem substancial dos casos que são encaminhados ao HC. Estamos também em tratativas com o governo do Estado de São Paulo para ampliar o número de cirurgias, tratamentos de quimioterapia e novos mutirões para este ano”, revelou Elaine.

Assista a reportagem completahttps://globoplay.globo.com/v/11260909/

HC participa de Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado

HC da Unicamp promoveu mutirão para atendimentos oncológicos neste sábado

Matéria originalmente publicada no site do HC da Unicamp.

Uallace Moreira Lima reafirmou o compromisso do atual governo em apoiar ações e projetos responsáveis por contribuir para o crescimento econômico e sustentável do país

A publicação apresenta um panorama das pesquisas desenvolvidas por estudantes e pesquisadores indígenas nas diferentes regiões do país, em todas as áreas do conhecimento

O grupo é composto por 65 intercambistas de graduação, que farão disciplinas isoladas em diferentes cursos, e 70 alunos regulares de pós-graduação

O encontro reuniu estudiosos do Brasil e do mundo para discutir a forma como as duas áreas devem se preparar a fim de enfrentar os grandes desafios contemporâneos no campo da saúde mental