Oficinas de dama e xadrez começam este semestre no Programa UniversIDADE

O secretário municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, recebeu na última quarta-feira, dia 4, o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, seu assessor José Luiz da Costa e a coordenadora do Programa UniversIDADE, Alice Helena de Danielli (Leninha). Participaram também da reunião o diretor de Esportes do Município, Angelo Diniz, e a coordenadora de participação da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas, Deise Campos. O objetivo do encontro foi discutir a promoção de atividades conjuntas entre as instituições para dar início ainda neste semestre a uma ação colaborativa. A primeira iniciativa será o oferecimento de oficinas de dama e xadrez pela Secretaria, no âmbito do Programa UniversIDADE, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade.

“Pensando no esporte como uma atividade agregadora, temos uma quantidade enorme de ações e possíveis ações de colaboração que podemos fazer com a Secretaria Municipal do Esportes e Lazer, envolvendo vários setores da Universidade”, ressaltou o pró-reitor. Para Coelho, as parcerias devem ir além da área do esporte, abrangendo as artes e a saúde, entre outras. “Embora a Universidade seja muito conhecida pela sua área médica, não é só isso que a Universidade pode oferecer para a comunidade. Oferecemos uma porção de outras coisas que podem melhorar a qualidade de vida, inclusive evitando que as pessoas precisem recorrer a algum tipo de atendimento médico”, comentou.

Da esquerda para a direita: Eduardo Roberto Antonelli de Moraes, Deise Campos, Ângelo Diniz, Fernando Vanin, Fernando Coelho, Alice Helena de Danielli (Leninha) e José Luiz da Costa

De acordo com a coordenadora do Programa UniversIDADE, a reunião marcou o início da institucionalização dessa parceira, que pretende expandir o Programa para áreas mais próximas do centro da cidade, como o CIS Guanabara, por exemplo. “A ideia é expandir o Programa e levar as atividades para locais mais próximos da população”, afirmou Leninha.

As oficinas de jogos de tabuleiro têm, entre outros objetivos, o de formar e identificar talentos para competições regionais e nacionais que a Prefeitura patrocina. “Campinas tem uma certa tradição nessas competições envolvendo o público da terceira idade, e com bons resultados. Por isso, a primeira colaboração está sendo com o Programa UniversIDADE, pois ele atende exatamente o público que eles estavam buscando”, explicou Coelho.

Os horários das oficinas de xadrez e dama serão divulgados no início de fevereiro, juntamente com a programação das atividades do Programa UniversIDADE para o semestre. As inscrições acontecerão nos dias 13 e 14 de fevereiro, para veteranos do Programa, e nos dias 16 e 17, para novos alunos.

Alunos do Programa UniversIDADE durante atividades na Praça da Paz; as oficinas de jogos de tabuleiro têm como objetivo formar e identificar talentos para competições regionais e nacionais que a Prefeitura patrocina

Comunidade Interna