Conselho Universitário aprova título de Professora Honorária a Marlene Ueta

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou, em reunião nesta terça-feira (29), a concessão do título de Professora Honorária a Marlene Tiduko Ueta, docente do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia (IB). A homenagem é concedida a pessoas que tenham prestado serviços relevantes à ciência ou à cultura, conforme previsto pelo Estatuto da Unicamp. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Marlene é formada em História Natural, mestre em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Biologia Animal pela Unicamp. Sua carreira na universidade teve início em 1969, no IB, onde atuou no então Departamento de Parasitologia, hoje Departamento de Biologia Animal. Suas pesquisas são voltadas aos parasitas aquáticos, com projetos que estudam a biodiversidade parasitária nos ecossistemas de água doce e mecanismos de tratamento de doenças causadas por eles, como a esquistossomose.

Presidente da comissão que analisou a proposta de concessão do título, a professora Verónica Jeraldo destacou a qualidade da produção científica de Ueta e sua contribuição na formação de profissionais da área de ciências biológicas. Ela também elogiou os valores pessoais da homenageada. "Uma pessoa extremamente humilde, simples, sempre disposta a ajudar seus alunos, sempre disposta a trabalhar em prol da educação. Este é o maior mérito de quem escolhe a carreira universitária.” Também integraram a comissão os professores João Aristeu da Rosa e Pedro Paulo Chieffi.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, celebrou a aprovação do título por unanimidade e agradeceu a disposição dos membros da comissão em elaborar o parecer reconhecendo os méritos da docente. “Parabenizo o IB e a professora Marlene, que tem uma longa trajetória em nossa universidade.”

Ampliação dos intercâmbios e colaborações em atividades de pesquisa foram possibilidades levantadas

Critérios de utilização e ampliação dos horários aumentam possibilidades de uso do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp

Evento vai destacar a arte produzida no asfalto, nos semáforos e nas calçadas das cidades brasileiras

Houve crescimento do percentual de mulheres inscritas, que chegou a 40,6% do total de candidatos