Delegação da Unicamp retoma atividades de internacionalização

Entre os dias 14 e 18 de novembro, uma delegação liderada pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, esteve no Reino Unido para reforçar a imagem da Universidade junto a importantes instituições parceiras do exterior. A missão é uma iniciativa da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) da Unicamp, apoiada pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), e tem como principal objetivo retomar as atividades de internacionalização que haviam sido interrompidas durante a pandemia de covid-19 e aprofundar as parcerias já existentes.

Equipe da Unicamp visitou as universidades de Cardiff, Birmingham, Imperial College e London School of Economics (LSE)
Delegação da Unicamp visitou as universidades de Cardiff, Birmingham, Imperial College e London School of Economics (LSE)

Ao longo da semana, a comitiva participou de reuniões com as Universidades de Cardiff, Birmingham, Imperial College e London School of Economics (LSE), que já desenvolvem projetos de pesquisa estratégicos com a Unicamp. A parceria com a Universidade de Cardiff, por exemplo, rendeu um significativo número de projetos com a participação de mais de cem docentes e pesquisadores de ambas as instituições, enquanto a Universidade de Birmingham mantém uma intensa colaboração em áreas como neurociências, imunologia, mudanças climáticas, transportes e mobilidade, multilinguismo e estudos pós-coloniais.

De acordo com o reitor, as instituições britânicas demonstraram muito entusiasmo com estreitar as relações de cooperação em pesquisa e ensino junto à Unicamp, especialmente no tema da sustentabilidade, área na qual a universidade brasileira tem forte atuação tanto nos setores de tecnologia e ciências naturais quanto no de humanidades. “Nosso poder de atração como instituição é muito forte nesse tema e pode alavancar nossa cooperação com instituições estrangeiras. Pretendemos estreitar e fortalecer essas cooperações, assim como ampliar nossa internacionalização atraindo estudantes e talentos desses países para uma temporada na Unicamp”, revela Meirelles.

Reitor Antonio Meirelles
O reitor Antonio Meirelles com Adam Tickell, vice-chancellor and principal da Universidade de Birmingham (à esquerda) e Colin Riordan, vice-chancellor da Universidade de Cardiff (à direita)

Durante a viagem, a delegação também se encontrou com o embaixador brasileiro em Londres, Fred Arruda, momento em que foi feita a apresentação do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Essa iniciativa visa construir uma estrutura que combine e articule ações voltadas a promover parcerias e projetos de cooperação entre diferentes instituições em torno dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). E o desejo da Unicamp é que as representações brasileiras no exterior deem maior visibilidade a esse projeto junto aos governos e empresas dos mais diferentes países.

“As visitas realizadas foram de muito sucesso. Pudemos reiterar colaborações existentes há décadas e iniciar novos tipos de colaboração em pesquisa e mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de docentes, pesquisadores e funcionários administrativos”, relata o professor Osvaldir Taranto, diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp, integrante da delegação. “Em nossa conversa com o embaixador do Brasil, além de tecer elogios à Unicamp, ele se mostrou muito disposto a nos apoiar nessas ações no Reino Unido”, confirma.

Além do reitor e de Osvaldir Taranto, a delegação enviada ao Reino Unido contou com a participação dos assessores da Deri Rafael Dias e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) Marcelo Brocchi, dos diretores do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), Mônica Cotta, e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Claudio Coy, dos diretores associados do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Petrilson Pinheiro e do Instituto de Geociências (IG) Emilson Leite e de Mayara Morais, da equipe de mobilidade da Deri.

Delegação foi recebida pelo embaixador brasileiro em Londres, Fred Arruda (ao centro gravata vermelha) para apresentação do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS)

Comunidade Interna