Ranking THE mantém Unicamp como a segunda melhor universidade do Brasil

O ranking mundial da consultoria britânica Times Higher Education (THE) colocou a Unicamp na segunda posição entre as melhores universidades brasileiras. Em primeiro lugar no país encontra-se a Universidade de São Paulo (USP). Nesta edição, 1.799 instituições de ensino superior de 104 países foram avaliadas. A Unicamp situa-se entre as posições 401 e 500 na lista geral e em terceira colocação na América Latina. A universidade mais bem avaliada do ranking divulgado na terça-feira (11) é a Universidade de Oxford.

A metodologia da THE leva em consideração 13 indicadores distribuídos em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações, receita industrial e internacionalização. A Unicamp obteve sua melhor classificação no indicador de ensino, em que se encontra na 127ª posição mundial. Na América Latina, o Brasil é o país com melhor desempenho. Das 62 universidades brasileiras classificadas, 51 são instituições públicas.

Para o reitor Antonio Meirelles, a boa colocação das estaduais paulistas é reflexo direto da autonomia financeira conquistada em 1989

Os melhores resultados mundiais foram obtidos pela Universidade de Oxford, seguida pela Universidade de Harvard, Universidade de Cambridge e Universidade Stanford.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, destaca a boa classificação das universidades estaduais paulistas. “A Unicamp repetiu o desempenho do ano passado no ranking mundial da Times Higher Education, mantendo a segunda posição entre as universidades brasileiras e a terceira entre as latino-americanas.", destacou. Segundo o reitor, a boa colocação não apenas da Unicamp, mas também da USP e da Unesp, nos principais rankings internacionais, é reflexo direto da autonomia financeira conquistada pelas estaduais paulistas em 1989. "É esse mecanismo que lhes garante condições, desde então, para planejar seus investimentos em ensino, pesquisa e extensão de acordo com as necessidades e interesses da sociedade, sempre contribuindo para o desenvolvimento de São Paulo e do país.”, ressaltou.

Audiodescrição. Foto: Antonio Scarpinetti. Imagem panorâmica, obtida de algum ponto mais elevado, de área da Unicamp, onde se destacam várias árvores de grande porte em meio à edificações de concreto, a maioria de poucos andares, que compõem as instalações da universidade e de bairros vizinhos. A imagem se estende por quilômetros, das áreas em primeiro plano até o final do horizonte, delimitado pelo céu azul. Imagem 1 de 1.