Unicamp e Griaule comemoram 20 anos de relacionamento em pesquisa e negócios

Líder do mercado de biometria de big data, a Griaule é uma empresa brasileira de softwares com longa parceria com a Universidade Estadual de Campinas. Fundada em Goiânia e transferida logo em seguida para Campinas, foi uma das pioneiras a se graduar (entre 2002 e 2005) na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob a gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp. Em 2003, já estava listada com um dos 8 algoritmos mais precisos do mundo pelo NIST, órgão de referência na indústria de biometria.

Vinte anos depois, ela ainda mantém sua sede brasileira em uma das avenidas que dão acesso à Unicamp, no distrito de Barão Geraldo. A proximidade com o ecossistema da Universidade é estratégica: ajudou na construção de uma base sólida para a empresa, no processo de internacionalização (com expansão para EUA, Europa e México) e no contato com docentes, pesquisadores e alunos, ajudando a manter sua tecnologia no estado da arte da identificação biométrica.

“A Unicamp é o principal ecossistema de inovação e tecnologia da América Latina, além de ser uma das principais universidades na área de ciências da computação. Essa proximidade com uma instituição de excelência nos permite a contratação de mão de obra de altíssimo nível e a colaboração em projetos tecnológicos”, diz João Weber, CEO da Griaule.

Atualmente, a empresa emprega 60 funcionários e atende quatro mil clientes em mais de 70 países. A Griaule fornece soluções que vão desde o combate ao terrorismo (para o Departamento de Defesa dos EUA) e a identificação de usuários de instituições bancárias até o registro biométrico de recém-nascidos para evitar trocas em hospitais. A startup também ajudou a consolidar a maior base biométrica do Brasil, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aumentando a segurança contra fraudes nas eleições.

Tecnologia desenvolvida em parceria com a Unicamp

A Griaule mantém sua tecnologia de reconhecimento facial, impressão digital, palmar e de íris atualizada por meio de projetos de cooperação técnica e científica com a Unicamp. Em 2021, firmou mais um convênio de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com o Instituto de Computação (IC), com a concessão de bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pesquisa Estímulo à Inovação a pesquisadores e docentes ligados à Tecnologia da Informação.

O projeto pretende desenvolver técnicas de aquisição, processamento e análise de imagem para o reconhecimento de pessoas por meio do aprendizado de máquina e do reconhecimento de padrões em diferentes modalidades biométricas, com nove linhas temáticas. Uma dessas linhas pretende, por exemplo, aprimorar a tecnologia de identificação por fragmentos de impressão digital; em outra, busca-se a aquisição de sinais biométricos por meio de dispositivos sem contato.

“A Griaule é um caso de sucesso em Tecnologia da Informação que se desenvolveu dentro da nossa incubadora, conquistou o mundo e segue em contato com a Universidade pela excelência dos profissionais formados aqui. Essa parceria alimenta o ensino, a pesquisa e a extensão, impactando o currículo de nossos alunos e pesquisadores”, comemora a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp.

A coordenação do novo convênio de P&D será de responsabilidade de Alexandre Falcão, docente do Instituto de Computação (IC). A parceria terá duração de cinco anos. O número de alunos contemplados será definido em conjunto pela empresa e pela Universidade e poderá variar ao longo da vigência dos projetos.

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

A empresa tem convênios de cooperação com a Universidade para manter atualizada sua tecnologia de reconhecimento biométrico