HC implanta mais da metade do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUse)

O Hospital de Clínicas da Unicamp acaba de implantar o 12º módulo do AGHUse (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários), sistema de prontuário eletrônico e módulos para gestões clínica, administrativa e financeira. Com isso, o HC chega a 58% dos 17 módulos previstos. Saiba mais sobre o AGHUse.

Isso coloca o hospital como um dos mais adiantados da área da saúde da Unicamp na utilização das funcionalidades do AGHUse”, explica Rodrigo Bueno de Oliveira, coordenador de administração do HC.

De acordo com Edson Kitaka, diretor Divisão de Informática (DINF) do HC, mesmo durante a pandemia, a DINF e as demais equipes do hospital não interromperam a implantação dos módulos do AGHUse. “O início da instalação do sistema foi muito complexo, dada a necessidade da migração do sistema legado, muito defasado tecnologicamente, além da adoção de novos processos de trabalho”, explica.

Marco Antonio Pacheco Júnior, gerente de projetos da Coordenadoria Integrada de TIC da CGU (Coordenadoria Geral da Unicamp), tem assessorado o HC na implantação do AGHUse desde o ano passado. Para ele, “a sustentabilidade financeira da área da saúde só será alcançada com o monitoramento eficiente de informações, principalmente sobre processos, atividades, impactos e custos dos serviços prestados”.

Michele de Freitas Neves Silva, enfermeira da equipe de implantação, é o elo estratégico entre as áreas médica, assistencial, administrativa e de tecnologia da informação, além de responsável pelos treinamentos e pela disseminação do conhecimento sobre o sistema no HC. Para ela, “houve muitos avanços em 2020 e 2021, como a implantação da prescrição de enfermagem em todas as unidades, prescrição médica na UER, início da interconsulta, integração dos exames de eletrocardiograma, entre outros”.

Almoxarifado e consultoria externa

A Coordenadoria de Administração (COAD) do HC foi convidada pela Diretoria Executiva de Administração (DEA) da Unicamp para compor um Grupo de Trabalho com o objetivo de estudar o melhor modelo de almoxarifado para toda a área da saúde. Esse modelo será ligado ao sistema AGHUse, o que permitirá controlar toda a cadeia de suprimentos.

Com o funcionamento integrado, poderemos analisar o ciclo de custo e consumo de insumos e procedimentos clínicos, desde a entrada até a saída do paciente. Com isso, saberemos o custo real de cada internação ou procedimento para cada paciente em tratamento no HC”, explica Rodrigo Bueno. Para ele, as próximas fases não poderiam ser realizadas sem o auxílio de uma consultoria especializada na implantação do sistema, integrada à equipe de TI do HC e à COAD do hospital. Atendendo a uma demanda do HC ainda na época de campanha para reitoria, a CGU e a DEA resolveram alocar recursos para a contratação dessa empresa.

Áreas como o Gastrocentro, Cipoi, Cepre, Centro Integrado de Nefrologia e Hospital Dia, além de unidades como o CAISM e o Hemocentro, utilizam o sistema para todos os atendimentos ambulatoriais. Após a consultoria dada ao HC, a DINF do HC será responsável pelo treinamento dos demais TIs da área da saúde da Unicamp.

Com o almoxarifado modernizado, o sistema e a consultoria externa compondo um tripé, o HC dará um salto na gestão administrativa. Será um trabalho integrado. A reitoria entendeu isso e está apoiando”, diz Bueno, que prevê que o sistema AGHUse esteja em pleno funcionamento em 18 meses, com a contratação da empresa de consultoria.

Investimento

Na última sexta-feira (26), a coordenadora geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, anunciou na reunião da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) o investimento de R$ 11 milhões para a implantação do AGHUse no HC, Caism e IOU (Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço). "Vamos adotar um modelo único de software para melhorar a gestão hospitalar e o atendimento da população", informou.

História do AGHUse

Em abril de 2016, a Unicamp assinou um convênio com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para transferência e implantação sem custo do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários. O AGHUse é um sistema completo e moderno, desenvolvido dentro de padrões internacionais de qualidade e segurança de software. Os primeiros módulos do sistema começaram a ser implantados no Hospital de Clínicas da Unicamp em 2017: Agendamento, Emergência, Prontuário Eletrônico, Internação, Exames Laboratoriais e Exames de Imagens.

Em reunião ocorrida em 2018 em Porto Alegre, a então coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars, afirmou que “a implantação do AGHUse em todo complexo hospitalar da universidade era um projeto estratégico da reitoria e da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS)”.

Em maio de 2020, com 42% das suas funcionalidades implantadas, e considerando a necessidade da implantação plena do AGHUse em toda área da Saúde da Unicamp, a Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), em conjunto com a Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), decidiram pela instalação de uma força tarefa para acelerar a implantação do sistema.

Isso resultou no aporte de R$ 1 milhão para resolver parte dos problemas de infraestrutura, como conectividade e aquisição computadores pelo HC. Esse investimento foi essencial para a compra de servidores, redes, switch e computadores. Sem isso, não teríamos conseguido avançar de 42% para 58% na implantação plena do AGHUse”, revela Rodrigo.

Leia também:

Projetos colaborativos, alternativa viável e possível

Reitoria assegura AGHUse para outras unidades da Unicamp

AGHUse está próximo de 750 mil acessos em 15 meses

HC anuncia inovação em seu sistema de gestão hospital

Matéria original publicada no site do HC da Unicamp.

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa