Unicamp e Santander criam hub para inovação e geração de tecnologias no Instituto de Computação

Uma parceria entre Unicamp e o Santander Universidades estabeleceu um hub de inovação no Instituto de Computação (IC) da Universidade, cujo espaço físico foi inaugurado nesta quarta-feira (24). A parceria tem como objetivo o fomento da inovação e o desenvolvimento de tecnologias digitais e conta com R$2,5 milhões de investimento do Santander em bolsas de mestrado e doutorado. Serão estimuladas pesquisas em áreas como inteligência artificial, aprendizado de máquinas e internet das coisas.

O investimento inicial será utilizado para financiar nove bolsas de mestrado e oito de doutorado. O espaço do hub, conforme pontua o diretor do IC, Anderson de Rezende Rocha, funcionará como um laboratório onde pesquisadores possam desenvolver seus estudos. “Nosso objetivo é desenvolver pesquisa de ponta que leve à inovação e à geração de conhecimento e que ao mesmo tempo tratem problemas de interesse do parceiro”, afirma.

Para ele, a parceria tem um grande potencial, tende a ser duradoura e trará benefícios tanto para a Universidade como para o Santander. “Para o IC, a parceria permite trabalhar em problemas em sintonia com a indústria, que são de interesse no momento e que podem gerar impacto direto, social e econômico, para a população. Para o parceiro, eles terão um contato direto com a academia e com a Universidade, onde há pesquisadores de ponta trabalhando em problemas que podem se converter em soluções importantes para serem aplicadas no dia-a-dia”, avalia.

Outra frente de desenvolvimento do hub está voltada para a troca de conhecimento e de experiências entre ambas as partes. Serão oferecidos regularmente workshops entre profissionais do Santander, alunos e pesquisadores da Unicamp. Também estão previstos eventos de recrutamento, feiras e hackathons [maratonas de programação].

“Este é mais um passo na consolidação de uma parceria da Unicamp com o Banco Santander, que tem apoiado diversas iniciativas de internacionalização e de extensão e cultura no âmbito da Universidade. O apoio do Banco em pesquisas aplicadas, em conjunto com o Instituto de Computação e outras unidades, trará imensos benefícios para todos os envolvidos, focando em pesquisas de ponta e formação de recursos humanos de alta qualidade e contribuindo para o ecossistema de inovação da região e do país”, avalia o professor Marcelo Knobel, reitor da Unicamp.

O CEO do Santander Brasil, Sérgio Rial, pontua que o Santander é uma plataforma financeira voltada à inovação e voltado à construção de uma cultura disposta a olhar o novo  e de forma crítica. Sendo assim, suas equipes buscam desenhos em redes mais amplas. "Por isso criamos o Santander Hub Unicamp, cujo objetivo maior reside na nossa aspiração de nutrir novas células de desenvolvimento tecnológico.  Não poderíamos estar mais felizes com a parceria com uma das melhores universidades do Brasil, a Unicamp. Acreditamos muito em parcerias com os melhores centros de ciência do País e o setor privado", afirma.

audiodescrição: fotografia colorida do espaço do hub criado pelo santander e unicamp; é um espaço formado por um conteiner vermelho com uma tenda vermelha em cima

Comunidade Interna