Oitocentas máscaras cirúrgicas são doadas ao HC da Unicamp

O Centro de Química Medicinal (CQMED) e o Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC), ambos ligados ao Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Unicamp, doaram juntos o equivalente a 750 máscaras cirúrgicas descartáveis de tripla camada e 50 unidades de máscaras hospitalares do tipo NF-95 ao HC Unicamp. A doação total equivale a cinco mil reais. As máscaras são equipamento de proteção individual obrigatório e funcionam como uma barreira contra contaminações por vias aéreas.

Carolina Mello, gerente de compras dos dois centros relata a importância das doações especialmente neste momento em que se observa a o expressivo aumento do preço de alguns insumos de pesquisa, em decorrência da crescente demanda e da alta do dólar. “As caixas de máscaras quadriplicaram o preço. Por isso, toda ajuda realmente é fundamental para o HC”, explica Mello.

Para Marcella Braga, gerente de laboratórios dos dois Centros, todo esforço para combater a COVID-19 é imprescindível agora, sobretudo quando ainda observamos os aumentos de caso na região de Campinas. “A responsabilidade é de todos. Precisamos fazer o que está a nosso alcance, tanto em nível individual, quanto institucional”, complementa Braga.

Saiba mais

O Centro de Química Medicinal – CQMED realiza projetos na área de desenvolvimento de fármacos e tecnologias relacionadas à química medicinal. Os projetos abrangem a etapa pré-competitiva do desenvolvimento de fármacos e visam desenvolver moléculas químicas sintéticas que atinjam uma proteína-alvo biológica relacionada com doenças infecciosas, câncer e doenças genéticas relacionadas ao metabolismo do RNA. O CQMED fica localizado no andar térreo do prédio do Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho em Ciências da Vida (LaCTAD).

O Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC) é uma iniciativa conjunta entre Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) financiado pela FAPESP, como um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE). O Centro desenvolve plantas adaptadas aos estresses das mudanças climáticas globais.  O GCCRC está localizado no prédio do CBMEG.

Para doar, acesse www.amigosdohcunicamp.com.br ou ligue para a Central de Doações do HC (19) 9 9834 8160.

Matéria publicada originalmente no site do HC

Imagem de capa
Fachada HC

Comunidade Interna