'Alfabetização' é tema de mesa-redonda da Faculdade de Educação

Imagem extraída do cartaz de divulgação do evento

A mesa-redonda “Alfabetização: por que ainda é uma política pública prioritária?” será realizada no dia 12 de abril, a partir das 14h, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). O evento também poderá ser acompanhado no Youtube da faculdade.

Com mediação da professora Claudia Ometto (FE-Unicamp), terá como convidados Telma Ferraz Leal, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lourival José Martins Filho, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e Ana Lúcia Guedes (FE-Unicamp).

No evento, serão abordados os seguintes temas: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) - questões conceituais, teórico-metodológicas e o marco da política educacional: avaliação, controle e premiação dos professores.

O encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA) e pela Coordenação de Pesquisa e Divulgação Científica da FE. É aberto à participação de docentes, discentes da Unicamp e ao público em geral.

Para participar on-line, interessados (as) devem se inscrever no link . A transmissão ocorre no endereço eletrônico.

PAIC - O Programa Alfabetização na Idade Certa foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. Visa oferecer aos municípios formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos.

PNAIC - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao fim do terceiro ano do ensino fundamental.

Para outros detalhes, escreva para o e-mail eventofe@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)