Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas será neste sábado; evento é recomendado pela Comissão Assessora da Diversidade Étnico-Racial da Unicamp

Sobrinho: "Evento é de suma importância para a Unicamp desde a adoção das cotas étnico-raciais"
Gilberto Sobrinho: "Evento é de suma importância para a Unicamp"

A tradicional Cerimônia da Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas ocorre neste sábado, dia 8 de abril. Esta edição do evento, que está completando 38 anos, tem por objetivo homenagear os Povos Bantus.

A inauguração de uma sala de leitura, uma exposição de fotografias e a apresentação de grupos culturais e da cantora Leci Brandão estão na programação do evento, que é recomendado pela Comissão Assessora da Diversidade Étnico-Racial (Cader) da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH) da Unicamp.

“Esse evento é de suma importância para a Unicamp. Desde a adoção das cotas étnico-raciais, têm sido constantes os debates e as reivindicações por transformações epistemológicas, bem como por alterações nos currículos dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação, de modo a se posicionar contra o eurocentrismo reinante em muitas disciplinas, na formação histórica, cultural e artística, entre outras áreas”, explica o professor Gilberto Alexandre Sobrinho, presidente da Cader.

Entre os materiais produzidos que refletem sobre esse evento, está o premiado documentário “A Mulher da Casa do Arco-íris” (2018), do próprio Sobrinho, que contou com recursos do governo do Estado de São Paulo e do Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepex), linha de extensão da Unicamp.

A Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas acontece, desde 1985, no Sábado de Aleluia. É uma mistura de fé, religião, tradição, cultura e celebra a resistência dos povos negros vindos de todas as partes do território africano, com seu rico legado cultural e religioso. A partir de 1998, a manifestação cultural foi incorporada ao Calendário Oficial do Município de Campinas, pela Lei Municipal nº 9515/97 e a partir de 2005, incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, pela Lei Estadual nº 12.097/05.

PROGRAMAÇÃO

9h
Inauguração da Sala de Leitura “Clélia Santana”
Local: Sala 07 da Estação Cultura
Coordenação: Dandewara Pereira

9h30
Abertura da exposição de fotografias  “Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana como Patrimônio Cultural de Campinas”
Autoria: Fabiana Ribeiro
Local: Saguão da Estação Cultura
Duração da exposição:
8 a 30 de abril
Horário: das 8h às 19h, de segunda a sábado. Domingo aberto caso haja eventos
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, Campinas-SP
Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial (Rua Francisco Teodoro, 1050)

9h45
Concentração de comunidades religiosas, grupos culturais, sociedade civil, todos e todas na Estação Cultura
Traje: Rigorosamente branco
Atividades: Descida do Cortejo pela Rua 13 de Maio
Cerimônia Religiosa da Lavagem da Escadaria

13h
Leci Brandão canta em homenagem à Resistência Pós-Pandemia: Retorno às Bênçãos na Lavagem da Escadaria

14h30 – Apresentação dos Grupos Culturais

17h Encerramento
Mãe Dango e Mãe Corajacy - Carregam a força da Mulher Ancestral

Assista ao documentário "A Mulher da Casa do Arco-Íris"

(Hélio Costa Júnior)
Edição de imagem: Paulo Cavalheri

twitter_icofacebook_ico