Faculdade de Engenharia Química recebe docente da Universidade Americana de Beirute para palestra

Palestra FEQ

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) recebe, no dia 20 de dezembro, às 9h, em seu auditório, Rami Mhanna, docente da Universidade Americana de Beiruteprofessor adjunto/coordenador do Programa de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia e Arquitetura Maroun Semaan. Ele proferirá a palestra “Desenvolvimento de microambientes que mimetizam a matriz extracelular e sua aplicação no reparo de tecidos e terapia do câncer”.  O evento é aberto a interessados no tema.

RESUMO: Os glicosaminoglicanos (GAGs) são fatores-chave em vários processos moleculares e fisiológicos. A modificação dos códigos de sulfatação, ou arranjos de sulfatação, dos GAGs, afeta processos de desenvolvimento e pode estar associado a numerosas doenças no cérebro e em outros tecidos. Estes códigos podem ser responsáveis pela ligação diferencial a fatores de crescimento, entretanto, poucos mecanismos que regulam a ação dos GAGs sulfatados foram elucidados. No laboratório do Prof. Mhanna são realizadas modificações químicas do polissacarídeo alginato para obter moléculas com diferentes densidades de sulfatação e, em seguida, os sulfatos de alginato são biotinilados e processado em hidrogéis e nanofilmes.

Observa-se que a sulfatação do alginato causa mudanças drásticas no comportamento celular. O aumento da sulfatação inibe a propagação celular e promove filopódios mais longos. Em substratos altamente sulfatados, células-tronco mantêm melhor suas características de origem e células epidérmicas e neurais apresentam aumento na proliferação. Linhagens de células de câncer de pulmão e de mama, na presença dos sulfatos de alginato em solução, têm crescimento celular inibido e mantêm marcadores de diferenciação relevantes para células saudáveis normais. Portanto, a produção de substratos com níveis controlados de sulfatação pode ter fortes implicações na área biomédica, principalmente induzindo diferentes níveis de ligação a fatores de crescimento e modificando o comportamento celular.

Para outras informações, escreva para o e-mail feqcom@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Foto: Divulgação FEQ