"Perspectivas para a condição do refúgio acadêmico no Brasil" é tema de fórum

O Fórum Permanente “Perspectivas para a condição do refúgio acadêmico no Brasil” será realizado no formato híbrido. Ele ocorre no dia 14 de setembro, a partir das 9h, no Auditório Raízes da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) e será transmitido na página eletrônica dos Fóruns Permanentes (Acessar link no dia do evento). Seu público-alvo são docentes, discentes e interessados no tema. Inscrições para participação podem ser feitas no link.

Ana Maciel: "Atravessamos o maior drama humanitário da história e, nesse sentido, a universidade deve se configurar como um espaço de fomento ao debate qualificado sobre o tema e também da institucionalização de práticas para o acolhimento para esse espectro populacional"
Ana Maciel: "Atravessamos o maior drama humanitário da história"

"Atualmente temos a somatória de 100 milhões de indivíduos forçados a se deslocar de suas cidades, estados e/ou países, devido a conflitos, perseguições e fenômenos climáticos extremos. Em termos comparativos é como se um pouco mais do que todos habitantes da Alemanha (83,24 milhões) tivessem deixado o país. Atravessamos o maior drama humanitário da história e, nesse sentido, a universidade deve se configurar como um espaço de fomento ao debate qualificado sobre o tema e também da institucionalização de práticas para o acolhimento para esse espectro populacional. O Fórum se insere dentre uma série de atividades empreendidas no âmbito do programa “Refúgio Acadêmico” que resulta de uma parceria entre o Gabinete da Reitoria, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos e a Cátedra Sergio Vieira de Mello da Unicamp ACNUR, uma mobilização necessária para que possamos minimizar os dramáticos efeitos dos deslocamentos forçados na sociedade contemporânea", disse a professora Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, presidenta da Cátedra "Sérgio Vieira de Mello" (CSVM) da Unicamp e uma das organizadoras do evento.

Acesse a programação completa no endereço eletrônico. Para outros detalhes, escreva para o e-mail foruns@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)