Seminário discute ações afirmativas para quilombolas na Unicamp

Cartaz de divulgação do evento

No dia 1º de setembro, às 9h, no Auditório "Raizes" da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), acontece o seminário "Discutir ações afirmativas para quilombolas na Unicamp". O evento, que ocorre de forma presencial, é organizado pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) e promovido pelo Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afro-americanos (LaPPA), em conjunto com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural e Centro de Antropologia de Processos Educativos da Faculdade de Educação (FE).

Inscrições para participação podem ser feitas no link

RESUMO - Depois de quase 25 anos de reconhecimento constitucional e 20 anos de políticas públicas diferenciadas, as comunidades e o movimento quilombola não são mais uma metáfora histórica, mas se constituem como sujeitos políticos ativos, um campo social complexo e diversificado, com repertórios e pautas próprias. Um dos pontos mais importantes desta pauta, ao lado da regularização fundiária dos seus territórios tradicionais, é o da educação. Depois da conquista representada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola (2012), a demanda do movimento é ampliar as possibilidades de acesso ao ensino superior e à pós-graduação. Este seminário pretende discutir essa questão: A demanda por inclusão dos quilombolas já foi contemplada pelas cotas sociais e raciais? Existem singularidades da população quilombola que justificariam cotas específicas? Como e quanto a universidade e o conhecimento acadêmico poderiam se beneficiar com o incremento do ingresso deste segmento?

O Auditório "Raízes" fica na rua Sérgio Buarque de Holanda, 800, Sala CB54, no campus da Unicamp.

Para mais detalhes acesse o site  ou escreva para o e-mail
(Hélio Costa Júnior)