“10 anos das Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola” é tema de fórum

Fórum Permanente “10 anos das Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola” (Foto: site dos Fóruns Permanentes)

O Fórum Permanente “10 anos das Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola” acontece no dia 31 de agosto, a partir das 9h, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento será realizado na modalidade presencial e é aberto à participação do público em geral. Um dos organizadores do Fórum é o professor José Maurício Paiva Andion Arruti, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Interessados em participar podem se inscrever, até o dia do evento, no link.

A conferência de abertura "10 anos das Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola: avanços e desafios", às 9h30, será ministrada por Giovânia Maria da Silva, da Coordenação Nacional de Quilombolas (Conaq), Associação Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Negras e Negros (ABPN), OnG Terra de Direitos, e Rede de Ativistas da Educação do Fundo Malala.

RESUMO - As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, que completam dez anos em 2022, são um marco na luta quilombola por reconhecimento, acesso a direitos básicos e fortalecimento organizacional e identitário. Sua elaboração articulou importantes debates do campo educacional: educação das relações étnico-raciais; ensino da história da África e da diáspora africana no Brasil: educação do campo, educação etnicamente diferenciada currículos e formação de professores. Este fórum busca reconstruir a memória do processo de elaboração, aprovação e implementação das Diretrizes, com base nos depoimentos de personagens centrais desse processo, no plano nacional, assim como nos planos estaduais e municipais.

Os Fóruns Permanentes da Unicamp foram criados com o objetivo de promover a aproximação entre pensamento acadêmico e sociedade. Atualmente estão ligados diretamente ao Gabinete da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC).

Para outros detalhes, acesse o site ou escreva para o ou e-mail foruns@unicamp.br
Foto: site dos Fóruns Permanentes
(Hélio Costa Júnior)