Violinista Ricardo Herz se apresenta com a orquestra “Camerata Fukuda” no Auditório do Instituto de Artes

Cartaz de divulgação do evento

No dia dia 18 de agosto, às 19h, no Auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, o violinista Ricardo Herz irá se apresentar com a orquestra jovem de cordas “Camerata Fukuda”. No espetáculo será lançado o álbum "Ricardo Herz e Camerata Romeu| Nova Música Brasileira Para Cordas", gravado em Havana, Cuba, em 2019. O show é gratuito. Ingressos podem ser adquiridos pelo site.

Ricardo Herz - É violinista popular. Ganhou o Prêmio Profissionais da música 2021 nas categorias Autor de Música Instrumental e Artista de Música Instrumental. Compositor e arranjador, criou estilo próprio, somando todas as suas experiências, da música erudita ao Jazz, MPB, Forró e Samba. Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação também vem da renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e da Centre des Musiques Didier Lockwood. Desde 2010, Herz já lançou diversos CDs em duo: com o multi-instrumentista e compositor mineiro Antonio Loureiro, com o gaúcho Samuca do Acordeon e com o pianista, maestro e arranjador Nelson Ayres e com Yamandú Costa.

A Camerata Romeu – É uma Orquestra de Câmara Feminina fundada em Havana em 1993 por Zenaida Romeu, com o objetivo promover compositores da América Latina. No repertório estarão composições de Ricardo Herz, arranjadas especialmente por ele para orquestra de cordas e violino solo. Arranjos que utilizam como base os ritmos brasileiros como o baião, o chamamé, a toada, o choro, misturados com a improvisação.

A Camerata Fukuda – É uma das mais importantes orquestras de câmera do Brasil. Impondo alto nível técnico e artístico a seus integrantes, foi reconhecida e laureada em 1991 com o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte(APCA) de “Melhor Conjunto Nacional do Ano”. Foi fundada em 1988 pela violinista Elisa Fukuda e por Celso Antunes, seu maestro titular. É composta por 20 jovens com formação homogênea, muitos deles vencedores de diversos concursos nacionais. Gravou cinco CDs: “As Quatro Estações de Vivaldi”, Concertos para violino de J.S.Bach, “Convergências”, com obras de compositores brasileiros, Shostakovitch e Haydn no Theatro São Pedro, gravação ao vivo, e em 2009 “Camerata Fukuda 20 anos” com Vivaldi, Hayakawa, Hindemith e Britten.

O Auditório do IA fica na rua Elis Regina, 50, no Campus da Unicamp.
Mais informações pelo e-mail
debora@venturinicomunicacao.com.br