IV Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação

O "IV Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação - SIGCI" começa no dia 10 de novembro, a partir das 15h. O evento é realizado conjuntamente pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) junto ao Departamento de Política Científica & Tecnológica, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp), Departamento de Geografia e Instituto de Economia (IE-Unicamp).

O evento tem como público-alvo pesquisadores e estudantes das áreas de sociologia, economia, geografia e arquitetura, além das demais áreas que trabalham com a temática inovação. Interessados em participar podem se inscrever no link.

RESUMO
O objetivo central do Simpósio é promover a discussão sobre a dimensão espacial da inovação numa perspectiva que articula diferentes campos disciplinares, como a Geografia, Economia e Sociologia. O tema da quarta edição do SIGCI é “Aceleração digital, neoliberalismo e desequilíbrio global: tendências na geografia da inovação pós-pandemia”. A proposta é compreender como a aceleração digital e o neoliberalismo, intimamente associados ao desequilíbrio global, são elementos centrais do capitalismo contemporâneo, tanto em suas dimensões econômica, social, ambiental, científica, tecnológica e territorial. O tema proposto deve ainda estimular a imaginação sobre a geografia que esse “estágio” do capitalismo está produzindo, especialmente em vista da pandemia, ela mesma entendida como parte do desequilíbrio global, assim como as relações entre este e esforços no campo da ciência, tecnologia e inovação.

Mais detalhes pelo e-mail fernandocmesquita@gmail.com
(Hélio Costa Júnior)