Projeto "Alô, quem fala?" organiza palestra com a cenógrafa Erika Schwarz

Foto: 2 é impar - Zona Limítrofe, Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, 2016

O Projeto "Alô, quem fala?" organiza, dia 18 de outubro, às 18h, palestra on-line com a cenógrafa Erika Schwarz. Ela abordará "Danças na tela: sensações do olhar". O evento será transmitido via Google Meet e é direcionado aos profissionais e estudantes das áreas da dança, audiovisual, artes visuais e interessados em visualidades para as artes da cena. Interessados em participar podem se inscrever, até um dia antes do evento.

O "Alô, quem fala?" foi desenvolvido pelas estudantes da Unicamp Catharina Glória (Dança), Giullia Kelly (Dança), Maria Luiza Palazzin (Midialogia), Emilia Leda Perez (Midialogia) e Paulo Vitor Vitoriano Fabri (Administração).

O projeto propõe a criação de videodanças em um processo colaborativo com a população, investigando modos de interação remota e criação de afetos através da comunicação. A partir de ligações telefônicas, “Alô, quem fala?” visa dialogar com a comunidade interna e externa da universidade, em compromisso com ações de mediação cultural e o cultivo de redes de contato por meio de oficinas, palestras e mostras audiovisuais.

Erika Schwarz - Possui Bacharel em Artes Cênicas - Habilitação Cenografia (2009) e Mestre em Artes Cênicas (2012) pela UNIRIO, formada pelo Programa Fundamentação da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2012) e Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRJ (2018). Atualmente é Professora Doutora na área de Composição Artística (Cenografia e Figurino) no Departamento de Artes Cênicas e no Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Unicamp (2020-atual), associada ao Laboratório de Linguagens Materiais e Oficinas da Cena da mesma instituição. Foi Professora Substituta de Adereços (Cenografia e Indumentária) e Caracterização no Departamento de Belas Artes Teatrais da UFRJ (2018-2019; 2012-2014) e Professora Visitante na Pós-graduação em Moda do Centro Universitário Senac-SP (2014). Atua como cenógrafa, figurinista e produtora de arte em teatro, dança e audiovisual há mais de 10 anos, desenvolvendo também pesquisa artística própria sobre ações performativas, vestíveis, objetos e mascaramentos na interseção entre artes cênicas e visuais.

O Projeto "Alô, quem fala?" foi contemplado na 11ª Edição do Programa Aluno-Artista da Unicamp/SAE-PRG.
Mais informações pelo e-mail
(Hélio Costa Júnior)
Foto: 2 é impar - Zona Limítrofe, Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, 2016