Universidade, democracia e sociedade

Seminário Latino AmericanoIntitulado “Universidade, democracia e sociedade", o I Encontro Internacional do Observatório Latino-Americano acontece no dia 21 de março, no Centro de Convenções da Unicamp. Da abertura do evento, às 9 horas, participam Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, e o professor Mariano Laplane, diretor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI).

O Encontro tem como missão promover a inserção da Unicamp como centro de pensamento e interpretação de fenômenos históricos, políticos, sociais, econômicos, culturais, educacionais e científicos do continente latino-americano.

Objetivos:

Dar visibilidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a temáticas latino-americanas

Criar um espaço de referência na Unicamp sobre os temas do continente

Consolidar a circulação de professores e de estudantes com pesquisa em temáticas latino-americanas entre os diferentes institutos da Unicamp

Impulsionar a interação e cooperação entre docentes, pesquisadores e estudantes da Unicamp com outras universidades

Parte da estratégia de internacionalização da Unicamp e seu público mais comum: latino-americanos

Propostas:

Criação de uma agenda de atividades gerenciada pelos integrantes do OLA

Fórum para jornalistas e professores da educação básica sobre América Latina

Promover a integração dos estudantes participantes de programas de mobilidade

Realização de mostras sobre a América Latina (Semana das Culturas Latino-americanas)

Auxiliar a DERI no processo de internacionalização e acolhimento de professores, pesquisadores e estudantes.

Comissão:

José Alves de Freitas Neto (IFCH - História)

Miriam Gárate (IEL – Teoria e História Literária)

André Kaysel (IFCH – Ciência Política)

Nora Krawczyk (FE – Ciências Sociais na Educação)

Mónica Zoppi (IEL – Linguística)

Colaboradores:

Professores de diferentes unidades participam das reuniões promovidos pelo Observatório, a saber: FE, IFCH, IA, IEL, IG, CEL, FCA, IE.

Programação completa:

9h. Abertura – Prof. Dr. Marcelo Knobel (Reitor da Unicamp)

Prof. Dr. Mariano Laplane (Diretor da DERI)

9h30. Conferência: Patricia Funes (UBA)

"Universidad y sociedad en América Latina"

10h15. Café

10h30-12h30. Mesa I - Universidade latino-americana e compromisso social

Convidados:

Pablo Buchbinder (UBA) – “El sistema universitario argentino: una lectura de sus transformaciones en el largo plazo (1983-2015)”

Eduardo Rinesi (UNGS) - "La Universidad como derecho. Importancia y alcances de este postulado en la América Latina actual"

Ana Maria Fonseca de Almeida (UNICAMP) – “Desigualdades e os desafios para a democratização do ensino superior na América Latina”

Mediador: José Alves de Freitas Neto

12h30-14h. Almoço

14h-16h. Mesa II - Universidade, saberes, sujeitos e vozes

Convidados:

Irina Podgorny (UNLP) - "Museos universitarios: su pasado, su presente"

Yara Adário Frateschi (UNICAMP) -  “Conhecimento tem gênero?"

Mariléa de Almeida  (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/UNICAMP) – “Desafios para a Universidade no século XXI: descolonizar ou descolonizar”

Mediadora: Míriam Garate

16h. Café

16h20. Plenária - Observatório Latino-americano e as perspectivas da Unicamp