Cecult lança livro da coleção "Várias Histórias" no seminário internacional "África, Margens e Oceanos"

Livro SacerdotisaO livro “Médicas-sacerdotisas: religiosidades ancestrais e contestação ao sul de Moçambique (c. 1927-1988)”, de Jacimara Souza Santana, será lançado durante a realização do Seminário Internacional África, Margens e Oceanos, evento que acontece entre os dias 13 e 15 de março, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O livro integra a Coleção Várias Histórias, publicada pelo Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult) e Editora da Unicamp. Jacimara Souza Santana, que leciona na Universidade do Estado da Bahia, estará na Unicamp para o lançamento no dia 14 de março, às 16h30, no Auditório Fausto Castilho, no IFCH. A tarde de autógrafos acontece na sequência na Livraria do IEL.

Sinopse: O livro trata da experiência de médicas-sacerdotisas e médicos-sacerdotes em Moçambique, no século XX, em sua luta cotidiana contra a invalidação de seus conhecimentos e o desprestígio de sua autoridade pública, promovidos pelo Estado colonial português. A partir do uso de fontes orais e escritas, esta obra analisa as razões e as formas da interdição imposta àquele grupo social no período entre 1927 e 1988, aproximadamente. Examina também as estratégias por eles utilizadas para garantir sua autonomia e a legitimidade dos serviços prestados à população nos campos social, religioso, político, econômico e da saúde. Evidencia, assim, sua contribuição em prol da organização e do reconhecimento oficial da categoria, em meio às lutas por independência e pela estruturação do novo Estado africano. Essas iniciativas, entre outras, resultaram na inclusão de seus conhecimentos nas políticas de saúde pública do país, com destaque para o papel desempenhado pelas médicas-sacerdotisas.

A Autora: Jacimara Souza Santana, doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora de história da África na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e em 2018 foi eleita presidente da Associação Brasileira de Estudos Africanos no Brasil (ABE-África).

Autora: Jacimara Souza Santana
Ficha técnica: 1a edição, 2018; 384 p.; formato: 14 x 21 cm; peso: 0,000 kg