Pró-Reitoria de Extensão e Cultura estreia o documentário ‘Vila Paula’

Documentário Vila Paula

A Unicamp lança a trilogia OcupaExtensão, com a exibição do documentário Vila Paula, no Espaço Cultural Casa do Lago, em 12 de março, às 17 horas. O lançamento inclui breve debate com representantes do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. O filme fica em cartaz por um mês, com algumas sessões comentadas.

De autoria da equipe da Diretoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade, o documentário revela as ações de professores e alunos do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) ao lado de moradores da ocupação Vila Paula, em Campinas-SP. As atividades realizadas na comunidade fazem parte do projeto de extensão “Formação de Agentes para Construção de Cidadania, Saúde e Democracia por meio do Método Paideia”, coordenado pelos médicos e docentes da FCM Gastão Wagner e Rubens Bredikow.

OcupaExtensão tem como objetivo a produção de três documentários que evidenciem o aspecto da capacidade de reinserção social por meio do diálogo promovido pela extensão universitária através de três projetos desenvolvidos em Campinas e região. E o caso da Vila Paula retrata esta realidade pelo trabalho que o professor Bredikow realiza semanalmente com alunos de diferentes cursos da Unicamp com crianças e adultos do espaço ocupado em 2015, na mesma semana em que ocorreu a microexplosão responsável pela devastação de parte da região norte de Campinas.

A provisoriedade do verbo habitar chamou a atenção da equipe jornalística da DCom quando, isoladamente, entrevistados da Unicamp responsáveis pelos três projetos selecionados ressaltaram a falta de acesso a serviços básicos por falta de endereço ou pela definição de uma data para desocuparem suas moradias. “Uma coisa que nos chamou atenção foi o fato de eles respeitarem a exigência da Prefeitura de que as casas sejam em madeira, como garantia da entrega da área na data determinada. Eles não podem construir casas de alvenaria”, explica Bredikow na primeira entrevista. Ele revela que o acesso ao Centro de Saúde Cássio Raposo Tavares do Amaral, que atende a região do São Marcos se tornou mais acessível com o diálogo entre a equipe de extensão e os moradores.

Campinas e região têm uma grande população de pessoas em situações vulneráveis. Surpreendeu a equipe da Diretoria de Comunicação o número de alunos e profissionais da Unicamp, envolvidos em projetos de extensão comunitária (PEC), preocupados em devolver identidade a seres humanos dos quais os serviços públicos não se aproximam. A eles não têm serviços de entregas postais, coleta de lixo, educação e, muito pior: saúde. “Alguém já assistiu à chegada de um morador de rua ou ocupação a um centro de saúde? É uma espécie de missão, para nós, profissionais de comunicação da Proec , mostrar como a iniciativa de desenvolver projetos de extensão pode promover este diálogo entre a pesquisa e a realidade dessas pessoas, elas também fazem parte desta sociedade e precisam ter o acesso aos serviços garantidos ”, relata a diretora de comunicação e também diretora do documentário, Marilisa Rossilho.

Os outros dois títulos estão em fase de finalização e estrearão em breve. Todas as produções, de acordo com Marilisa, contém entrevistas com todos os envolvidos nos projetos de extensão, desde os moradores até os coordenadores.

Estreia de Vila Paula, primeiro documentário da trilogia OcupaExtensão
Dia 12 de março