Mostra de Ugo Giorgetti chega ao fim com “Uma Noite em Sampa” e “Paredes Nuas”

Mostra Ugo Giorgetti

A mostra “São Paulo segundo Ugo Giorgetti”, com a filmografia completa do cineasta paulistano, se encerra nesta terça-feira (6), às 18h30, com os filmes “Paredes Nuas”, de 2009, e “Uma Noite em Sampa”, de 2010. Após as exibições, na Casa do Lago da Unicamp, haverá um debate com o diretor, produtor e roteirista, atualmente artista residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.

Após assistir a uma peça no Teatro Ruth Escobar, um grupo de viajantes ricos espera o ônibus que vai levá-los de volta às suas casas. Eles já não moram em São Paulo: mudaram-se em busca de melhor qualidade de vida e maior segurança. Mas, na saída do espetáculo, o ônibus está trancado e o motorista não está por perto. Amedrontados, eles começam a perceber os moradores de rua e a escuridão ao redor.

De maneira sarcástica e em tom de comédia, “Uma Noite em Sampa” aborda o medo difuso, um pânico geral e desmesurado, que obriga as pessoas a se fecharem cada vez mais em si mesmas. Esse sentimento muitas vezes ocorre sem nenhum fundamento ou justificativa em situações reais. É apenas medo, que faz com se veja ameaças e perigos onde na realidade não existem.

Em “Paredes Nuas”, um rico patrono das artes, homem de grande sucesso social e econômico, é preso em uma ação desencadeada pela Polícia Federal. As acusações são as de sempre: gerência temerária, evasão fiscal, formação de quadrilha etc. Mas ele só aparece em uma grande fotografia pendurada na parede de uma das salas da sua mansão, já devidamente examinada, revistada e revirada pelos policiais. Na casa sobraram dois serviçais de confiança: um motorista e uma camareira. Esse casal forma o núcleo em torno do qual outros personagens vão gravitar e permitir o desenvolvimento da ação. Esses outros personagens são um advogado de confiança da família e a mulher do homem de negócios, dona da casa.

Assista o trailer de “Uma Noite em Sampa”: www.youtube.com/watch?v=cYB7dInqtbA

Veja o vídeo de Ugo Giorgetti falando sobre “Uma Noite em Sampa”: https://youtu.be/2IeRdYJE_Fc

Veja o vídeo de Ugo Giorgetti falando sobre “Paredes Nuas”: https://youtu.be/hZjmosseB8U

SÃO PAULO SEGUNDO UGO GIORGETTI

Ciclo completo da filmografia do cineasta paulistano; após as exibições haverá um debate com o diretor.
Data: 14/08/2018 a 06/11/2018, às terças-feiras.
Horário: 18h30 às 21h45.
Local: Cinema da Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas.
Programação: www.idea.unicamp.br/filmografia-ugo-giorgetti
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.
Informações: (19) 3521-5223, idea@idea.unicamp.br e www.facebook.com/idea.unicamp/.