IdEA apresenta longa com Abujamra e documentário “Pizza”

Documentário

“São Paulo segundo Ugo Giorgetti”, mostra que traz a filmografia completa do cineasta paulistano, atualmente artista residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, apresenta nesta terça-feira (30), às 18h30,  o documentário “Pizza”, de 2005, e o longa-metragem “Solo”, de 2009, com Antônio Abujamra. Após a exibição, na Casa do Lago da Unicamp, haverá um debate com o diretor, produtor e roteirista paulistano.

“Solo” pode ser considerado um filme sombrio, de alguém que contempla da janela um mundo que não mais lhe pertence e que não mais entende. É um filme sobre uma pessoa que caminha da solidão para as trevas. Embora com humor, sarcasmo e sofisticada ironia, o filme fala de perplexidade e desespero. É um filme no estilo de uma confissão, um jato de palavras impossível de interromper, de alguém que entrega para a câmera e para os espectadores os medos e as angústias mais profundas.

Na mesma sessão será exibido o documentário “Pizza”, percorrendo São Paulo para mostrar a gama de personagens que circulam entre as pizzarias de várias regiões da cidade e seus contrastes. Do início de seu processo de feitura até o consumidor final, há todo um moderno Brasil urbano com seus novos costumes, suas contradições e suas peculiaridades. A pizza é em primeiro lugar um produto das grandes cidades industrializadas, uma comida que provavelmente chegou com os primeiros trabalhadores italianos e que, portanto, acompanhou e participou da transformação de médias cidades brasileiras em grandes centros.

Veja o vídeo de Ugo Giorgetti falando sobre “Pizza”: https://youtu.be/uL742HUczkI

Veja o vídeo de Ugo Giorgetti falando sobre “Solo”: https://youtu.be/PYiBpxb6758

SÃO PAULO SEGUNDO UGO GIORGETTI
Ciclo completo da filmografia do cineasta paulistano; após as exibições haverá um debate com o diretor.
Data: 14/08/2018 a 06/11/2018, às terças-feiras.
Horário: 18h30 às 21h45.
Local: Cinema da Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas.
Programação: www.idea.unicamp.br/filmografia-ugo-giorgetti
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.
Informações: (19) 3521-5223, idea@idea.unicamp.br e www.facebook.com/idea.unicamp/.
Edição de imagens: Paulo Cavalheri