Sergio Wechsler fala sobre probabilidade e eleições no ciclo "A Terceira Margem"

Parte do ciclo “A Terceira Margem”, no dia 25 de outubro, às 13 horas, no Auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), o professor Sergio Wechsler ( USP & NumbersCare) fala sobre probabilidade e eleições.

O ciclo “A Terceira Margem” foi criado com o objetivo de evidenciar o diálogo existente entre a matemática e as demais expressões do intelecto humano nas artes, ciências e tecnologias. As palestras com 1 hora de duração são gratuitas e dirigidas ao público interessado no assunto e não necessariamente familiarizado com conceitos avançados de matemática.

Resumo da palestra: Probabilidade, distância e números naturais talvez sejam as abstrações matemáticas que mais permeiam o cotidiano de todos. A dúvida "Qual a chance de chover hoje?" é familiar a qualquer cidadão. Com pesquisas de intenção de votos divulgadas diariamente, as chances de Fulano ou Beltrano serem eleitos se juntam àquelas de eventos meteorológicos, esportivos e tantos outros. No entanto, no caso de eleições e suas “experimentações” (as pesquisas), o pobre cidadão é exposto a termos como “margem de erro”, “nível de confiança” e “empate técnico”, terminando quase sempre em estado de confusão. Tal confusão não é uma questão de jargão, muito menos de má transmissão de conhecimento científico da academia para o público. Há aqui uma importante questão estrutural levando, esta sim, a esse estado de coisas.

Mais detalhes no link www.ime.unicamp.br/~laurarifo/extensao/palestras.html

 

twitter_icofacebook_ico