Mariana Paiva, doutoranda em Teoria e História Literária pela Unicamp, lança o romance "Vermelho-Vida"

MarianaNesta sexta-feira, 14 de setembro, Mariana Paiva, escritora, jornalista e doutoranda em Teoria e História Literária pela Unicamp, lança seu quinto livro, o romance Vermelho-Vida (editora Patuá), na Panetteria Di Capri (rua Maria Tereza Dias da Silva, 530-A, Barão Geraldo, Campinas), a partir das 18 horas. No livro, ela mistura o tempo passado na Casa do Sol, onde Hilda Hilst viveu e escreveu grande parte de sua obra, com o conteúdo dos diários escritos pela escritora, que foi a homenageada da edição de 2018 da Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP.

Em 2013, Mariana foi a primeira baiana e uma das primeiras artistas a participar do programa de residência artística na Casa do Sol, em Campinas-SP, e lá chegou para escrever um livro sobre o lugar. O romance foi construído a partir de anotações feitas, entrevistas com amigos de Hilda e os diários da escritora, atualmente parte do acervo do Centro de Documentação Alexandre Eulalio, o CEDAE, da Unicamp.

O livro tem apresentação assinada por Cristiano Diniz, pesquisador e organizador do livro de entrevistas “Fico besta quando me entendem” (Biblioteca Azul, 2013). Em seu texto, Cristiano escreve: “(...) Mariana, numa verdadeira colisão com Hilda, nos traz, em Vermelho-Vida, a alma da Casa do Sol, a alma dos vira-latas de Hilda de ontem e de hoje, a alma da figueira e da mesa de pedra que está ao seu lado, a alma dos personagens de Hilda e de seus diários, a alma dos sonhos. Vermelho-Vida é a alma do encontro, onde o leitor recebe seu convite”.

Sobre a autora

Mariana Paiva é baiana de Salvador, escritora, jornalista, professora universitária e doutoranda em Teoria e História Literária pela Unicamp. É autora dos livros Vermelho-Vida (editora Patuá, 2018), Canto da Rua (Penalux, 2016), Damário Dacruz: Um homem, uma surpresa (Edições ALB, 2015), Lavanda (Kalango, 2014) e Barroca (P55 Edições, 2011). É coautora da canção Ondas, escolhida pelo público como Melhor Música no Prêmio Caymmi de 2014, e tem textos traduzidos para inglês, espanhol e alemão. Tem contos publicados nas revistas Pessoa, Vacatussa e Livre Opinião, e escreve no blog Assim Falou Mariana.

SERVIÇO:
Lançamento de Vermelho-Vida, livro de Mariana Paiva