Ugo Giorgetti participa de debate após exibição do documentário "Em Busca da Pátria Perdida"

Imagens: Divulgação/Idea

Nesta terça-feira (28) acontece na Casa do Lago, às 18h30, a terceira sessão da mostra "São Paulo segundo Ugo Giorgetti" com o documentário "Em Busca da Pátria Perdida", de 2008, seguida de um debate com o diretor do filme. A busca da pátria perdida é uma tarefa que se impõe ao imigrante quase inconscientemente. Os latino-americanos, por exemplo, dão o nome de "patcha mama", isto é, a terra, uma imagem que não tem rosto nem forma. É apenas um conceito que carregam na mente. Costumam emprestar a imagem da Virgem para materializar esse conceito. Por isso, qualquer imagem de Nossa Senhora dentro de qualquer igreja torna-se a "patcha mama". Donde se segue que em qualquer templo católico é possível encontrar a terra de onde vieram.

Há uma igreja que se dedica quase que exclusivamente a eles, os imigrantes. A Igreja da Paz, na rua do Glicério, em São Paulo. Primeiro, se dedicou aos italianos, que, aliás, foram responsáveis pela construção da própria igreja no início da Segunda Guerra. Depois vieram imigrantes de todas as partes do Brasil, seguidos de latino-americanos, como equatorianos, bolivianos, peruanos e paraguaios. Finalmente, imigrantes de qualquer outra parte do mundo e de qualquer religião.

O documentário se detém com muita atenção na Igreja da Paz, sem a qual os imigrantes seriam ainda mais invisíveis, e que mantém a tradição do acolhimento por longos setenta anos. Acolhimento que se dá também sob o ponto de vista da beleza. Os mais humildes, os mais desprovidos imigrantes são acolhidos pelas mesmas belíssimas imagens, sob os arcos de uma graça profunda que confinam com paredes que aliam a elegância e o despojamento, quase o ascetismo, que remetem às melhores tradições da Igreja. Essa igreja, melhor do que qualquer outra, parece nos dizer que a beleza também é um caminho para Deus.

É lá, no meio de tudo isso, que os deslocados de todos os lugares renovam suas esperanças, procuram dentro de si mesmos força e evocam, pelo menos por momentos, o lugar que tiveram que deixar.

SÃO PAULO SEGUNDO UGO GIORGETTI
Ciclo completo da filmografia do cineasta paulistano; após as exibições haverá um debate com a presença do diretor.
Data: 14/08/2018 a 06/11/2018, às terças-feiras.
Horário: 18h30 às 21h45.
Local: Cinema da Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas.
Programação: www.idea.unicamp.br/filmografia-ugo-giorgetti
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.
Informações: (19) 3521-5223, idea@idea.unicamp.br e www.facebook.com/idea.unicamp/