Proec encerra nesta sexta-feira submissões de projetos ao 12º Edital Proec-PEC 2018

Atividades de Extensão

Para quem realiza atividades com outros setores da sociedade, estão abertas até 24 de agosto as submissões de projetos ao 12º Edital Proec-PEC 2018 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp. As ações devem estar vinculadas a alguma atividade acadêmica de ensino e pesquisa e ser dirigida por um professor ou pesquisador da Universidade. Além disso, é essencial a participação de estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados. As informações sobre critérios, inscrições, recursos e julgamento estão detalhadas na página do edital.

Entre os pré-requisitos para submissão está a promoção de troca de conhecimentos e experiências entre os atores envolvidos no projeto, sejam eles da academia ou da comunidade. A Proec lembra que desde a edição e 2017, os projetos são julgados por avaliadores indicados pelos coordenadores de extensão da Unicamp.

O objetivo do edital é apoiar financeiramente projetos de extensão e valorizar docentes, alunos e funcionários que as oferecem, institucionalizar as atividades desenvolvidas e seus resultados e capacitar as pessoas das comunidades para uma vivência cidadã mais digna e completa.

Em visita às unidades entre 2016 e 2017, a equipe da Proec constatou que muitas atividades de extensão sequer estavam institucionalizadas e, por este motivo, não foram submetidas ao PEC por seus realizadores. Mesmo assim, foram submetidas 160 ações e selecionadas 46.

O edital contempla 53 linhas de extensão e pode ser que suas atividades se enquadrem em uma delas. Para esclarecimento, o documento também descreve as formas de operação de cada linha.