Coleção de livros “Ensino e História de Ciências da Terra” será lançada no IG

O lançamento da coleção de livros da série “Ensino e História de Ciências da Terra” acontece no dia 14 de agosto, às 14 horas, na sala IG 220 do Instituto de Geociências (IG). O evento é aberto ao público e integra o início das aulas do Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, com a disciplina “EH 001 - Seminários”, ministrada pelo Professor Pedro Wagner Gonçalves.

A coleção inédita é formada por quatro livros que refletem as linhas de pesquisa do Programa e foram elaborados por seus professores e alunos, e, além de apresentarem o Programa, podem ser tidos como verdadeiros convites para que os interessados conheçam e participem dos referidos projetos.

As obras são:

Volume 1 - Entrelaçando saberes a partir da Ciência do Sistema Terra: Formação Continuada de Professores por meio de pesquisa colaborativa;

Volume 2 - Programa Aquífero Guarani: Unindo água subterrânea e história da Terra à consciência ambiental;

Volume 3 – Geoparque Corumbataí: Primeiros passos de um projeto de desenvolvimento regional;

Volume 4 - Educação, Ambiente e Aprendizagem Social: reflexões e possibilidades à geoconservação e sustentabilidade.

Na oportunidade, haverá a palestra “Importância dos eventos científicos na formação acadêmica”, a ser proferida pelo professor Alexandre Martins Fernandes.

Os livros foram apresentados durante a oitava edição da Conferência Internacional de Educação em Geociências e VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, ocorridos entre os dias 22 a 27 de julho, no Centro de Convenções e Instituto de Geociências (IG) da Unicamp.

Alexandre Martins Fernandes é Doutor e Mestre em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA USP. Fez pós-doutorado na Faculdade de Engenharia de Bauru da Unesp (2017). É professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp e do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro da Unesp, desde 2017.

Mais informações pelo e-mail n209462@dac.unicamp.br