Caixeiras das Nascentes fazem aula aberta no CIS-Guanabara

Fotos 1 e 2: Grupo Caixeiras das Nascentes realiza aula aberta para iniciantes no Armazém Menor, sábado à tarde, no CIS-Guanabara

No próximo sábado (11), das 15 às 18 horas, o CIS-Guanabara sedia a aula aberta “Iniciação à Caixa do Divino”. Organizado pelo grupo Caixeiras das Nascentes, o evento possibilita um contato com a cultura popular brasileira através das práticas de toques e cantos da Caixa do Divino, tambor pequeno de percussão originário da Festa do Divino do Maranhão, também utilizado nas Congadas, Moçambiques, Afoxés, Coco, Caroço, Cacuriá, entre outras manifestações.

Aberta ao público, a aula de sábado, segundo a mestra Cristina Bueno, tem como objetivo identificar pessoas que se interessem em fazer o curso de iniciação e, dessa maneira, vivenciar e ampliar os conhecimentos experimentados pelas Caixeiras das Nascentes, grupo de percussão formado por mulheres que têm a música como forma de partilha e celebração.

Fundado em 2009 em Campinas, o grupo Caixeiras das Nascentes busca fazer uma releitura das manifestações populares através da memória das integrantes, da prática, aperfeiçoamento e difusão da arte das Caixas do Divino, tambor pequeno, originário da Festa do Divino do Maranhão. O grupo também realiza pesquisas de cantos e toques do Sagrado Feminino (Festa do Divino, Congadas, Moçambique, Ladainhas, Afoxés, entre outras), além de propiciar espaços para vivência coletiva e trocas de saberes.

As Caixeiras do Maranhão, as Congadas de Minas e São Paulo são as principais fontes de pesquisa e inspiração do grupo, não só no sentido musical, como também na missão de cantar e tocar para saudar festas, casas, pessoas, alimentos e santos.

O grupo realiza apresentações e intervenções em comunidades, eventos, escolas, universidades, festivais, entre outros, sempre com o propósito de partilhar e divulgar saberes relativos à cultura popular de raízes brasileiras por meio de cantos, ritmos, danças e brincadeiras de prazer e entretenimento.

O CIS-Guanabara fica à rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). Mais informações e inscrições: e-mail: cleide_mariasantos@yahoo.com.br