Nietzsche é tema de curso no CIS-Guanabara

Obras de Nietzsche conduzem o conteúdo do curso livre de filosofia

O CIS-Guanabara sedia nos próximos dias 9, 16, 23 e 30 de agosto, das 19h00 às 21h30, o curso “Introdução ao Eterno Retorno de Nietzsche”. Promovida pelo "Corujão - Curso Livre de Filosofia", a atividade é gratuita e tem como objetivo introduzir a concepção de eterno retorno do filósofo prussiano através de leituras de aforismos presentes em obras publicadas. Também focalizará outros temas importantes como a morte de Deus, os últimos homens e além-dos-homens, que são fundamentais para entender o lugar desse eterno retorno na filosofia de Nietzsche. Ministrado pelo professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Newton Amusquivar, o curso terá como guia as obras A Gaia Ciência e Assim Falou Zaratustra.

O “Corujão” é um curso livre de filosofia criado na década de 2000 por alunos do curso de Filosofia da Unicamp, com o objetivo de ministrar aulas gratuitas de filosofia para a comunidade. De natureza itinerante, o “Corujão” sempre teve a iniciativa de estabelecer um primeiro contato entre a filosofia e o público leigo, discutindo temas atuais pela ótica da História da Filosofia.

O processo de inscrição não é obrigatório, mas auxiliará na produção dos certificados que serão entregues ao final do curso. Para se inscrever, basta preencher o formulário online. O curso tem apoio do CIS-Guanabara, Cemodecom (Centro Fausto Castilho de Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea – IFCH-Unicamp) e Cafil (Centro Acadêmico de Filosofia – IFCH-Unicamp).

O CIS-Guanabara fica à Rua Mário Siqueira, 829, bairro Botafogo, em Campinas (estacionamento gratuito no local).