Museu de Artes Visuais expõe 1ª edição da "Coleção em Evidência MAV Unicamp"

O Museu de Artes Visuais da Unicamp inaugura no dia 19 de julho, às 20 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc), a exposição Coleção em Evidência MAV Unicamp. A mostra reúne obras de artistas graduados pelo Instituto de Artes, como Vânia Mignone, e professores, como Tuneu, Marco do Valle (falecido em 2018) e Sérgio Niculitcheff. No evento, será lançada a primeira edição de uma caixa com lâminas impressas que apresentam as obras do atual acervo do MAV.

Vania Mignone
Vânia Mignone: Sem título, 2006. Xilogravura com interferências sobre papel. Doação em janeiro de 2007.
Tuneu
Tuneu (Antonio Carlos Rodrigues): Sem título, 1995. Acrílica sobre tela. Doação em junho de 1999.
Marco do Valle
Marco do Valle: Bacia com cobre - Série Vórtice, 1984. Escultura. Doação em dezembro de 2009.

O Grupo Vanguarda de Campinas faz parte desta coleção e é representado por Tomáz Perina (1920-2009), cujo interesse pela paisagem é notável tanto em sua fase figurativa quanto no auge de sua produção abstrata. Enéas Dedecca, com certidão de nascimento mineira, mas associado ao Vanguarda em 1960, também é lembrado com a obra “Pintura sobre tela” (1970), doada à Unicamp em 1984.

A exposição oferece também a oportunidade de conferir uma série apresentada pela primeira vez na Bienal de Veneza em 1986, “Jogos de Dados”, de Geraldo de Barros. Fotógrafo, pintor e designer de móveis, Barros integra o Grupo Concretista paulista. Ele também representa o Grupo Ruptura ao lado do polonês Anatol Wladyslaw e Hermelindo Fiaminghi, outros dois nomes da coleção do MAV. Paulistano, Fiaminghi é considerado importante representante da arte abstrata produzida no Brasil.

Geraldo de Barros
Geraldo de Barros: Série Jogos de dados, s/d. Laminado sobre madeira. Doação em agosto de 1989.
Hermelindo Fiaminghi
Hermelindo Fiaminghi: Permuta 2, 1976. Off set sobre papel. Doação em novembro de 1984.

Muito riso, pouco siso (2006) aponta o interesse do artista de Florianópolis, Cláudio Trindade, por uma estética pop. O híbrido entre artes visuais e literatura atrai a atenção do observador.

Claudio Trindade
Cláudio Trindade: Muito riso, pouco siso (homenagem ao bispo do rosário), 2006. Luvas de boxe, parafusos e porcas borboletas. Doação em outubro de 2007.

Nomes do cenário atual se tornaram também doadores do MAV e terão obras apresentadas no museu de Campinas. Um deles é Alex Flemming, cuja obra Olympia no Hospital, a ser vista no Macc, esteve presente no evento Campinas Decor de 2018. Outro jovem artista presente na Coleção é Alex Cerveny, autor de “Sem título 1 e 2. Série Mar Interior” (2013), cedida em março de 2018.

Alex Flemming
Alex Flemming: Olympia no Hospital, 2012. Pintura acrílica sobre tela. Comodato em 2018.

O artista multimídia e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Ricardo Basbaum também representa o time à frente da contemporaneidade na mostra, com a obra “O olho” (2015), uma impressão em fine art. Basbaum esteve presente no Instituto de Artes da Unicamp em 1987 como artista-residente.

Ricardo Basbaum
Ricardo Basbaum: O olho, 2015. Impressão em fine art. Doação em maio de 2015.

Algumas vezes convidado a compor banca de defesa de tese na Unicamp, Marcello Grassmann também enriquece a coleção do museu com uma litogravura (sem título) doada em 2004 que poderá ser conferida no Macc. Referência no cenário artístico brasileiro, é reconhecido pelo refinamento de seus desenhos, marcados por sereias, mulheres, cavaleiros, entre outros.

Marcelo Grassmann
Marcello Grassmann: Sem título, s/d. Litogravura. Doação em agosto de 2004.

Desenhista, gravunista, desenhista e ilustradora, Renina Katz oferece sua “Ode ao Negro” (1989), em forma de gravura sobre papel, para a festa do MAV no centro de Campinas. A obra foi doada em 1991 e merece, como todas as outras da mostra, uma visita.

Coleção em Evidência MAV Unicamp - 1ª Edição
Abertura: 19 de julho, às 20 horas