Concerto celebra os 50 anos de obra do compositor alemão Karlheinz Stockhausen

Aus den Sieben Tagen: a música intuitiva de Karlheinz Stockhausen

No dia 20 de junho, a partir das 15 horas, será realizado o concerto "Aus den Sieben Tagen: a música intuitiva de Karlheinz Stockhausen", na sala de cinema do Espaço Cultural Casa do Lago. Em 2017, completaram-se 10 anos da morte do compositor alemão Karlheinz Stockhausen, conhecido pelas suas obras inovadoras e polêmicas.

Este concerto celebrará os 50 anos da icônica obra `Aus Den Sieben Tagen` (Dos Sete Dias) que inaugura o conceito de música intuitiva, cunhado pelo compositor e ainda pouco difundido. Os 15 poemas que compões a obra, escritos sob evidente influência da filosofia oriental, exploram uma particular interpretação sobre a improvisação livre.

Buscando se desvencilhar das estéticas musicais do acaso e da aleatoriedade e encontrar possibilidades que não remetessem ao free jazz, Stockhausen funda seu conceito de música intuitiva sob a premissa de uma música que flui sem os obstáculos dos idiomas e gêneros musicais rumo à sonoridades ainda desconhecidas.

No concerto, além de escutar a interpretação dos músicos, o público poderá ver na tela do cinema a projeção dos poemas traduzidos para o português. Conta com a participação de alunos e ex-alunos da disciplina “Livre Improvisação e Processos Criativos” do programa de Pós-graduação em Música da Unicamp, que integram o grupo Coletivo Improvisado da Unicamp.