Unicamp sedia II Simpósio de Engenharia Ferroviária

II Simpósio de Engenharia Ferroviária

A Unicamp sedia o II Simpósio de Engenharia Ferroviária, que ocorre no dia 7 de junho, a partir das 8h30, na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). O simpósio é organizado pelo Laboratório de Interação Veículo-Via (LABVIA), da FEM, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo e o Instituto Federal de São Paulo.

O simpósio é focado em tecnologias voltadas para o projeto de material rodante e manutenção de via permanente. Serão abordados os seguintes tópicos: aspectos metalúrgicos de rodas e trilhos; dinâmica de veículos ferroviários; simulação de contato roda-trilho; mecanismos de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Durante muitos anos, a pesquisa em engenharia ferroviária no Brasil restringiu-se a alguns poucos grupos nos centros de pesquisa públicos e tímidos avanços de desenvolvimento no meio industrial. O contexto de globalização que existe desde o final do século XX, aliado às dimensões continentais do Brasil e ao programa de concessões de estradas de ferro, trouxe novo fôlego e maior necessidade por inovações no setor ferroviário.

O Simpósio pretende atingir pessoas envolvidas com o projeto de equipamento ferroviário de carga, englobando: pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, engenheiros e técnicos da indústria ferroviária, representantes de entidades setoriais e representantes de instituições governamentais.

As vagas são limitadas. Interessados devem enviar um e-mail para simpósio.ferroviario@fem.unicamp.br. Em seguida, receberão a ficha de inscrição a ser preenchida e as instruções para pagamento da taxa de inscrição. As inscrições serão aceitas até dia 1 de junho.

A programação completa está disponível na página do evento.