Workshop discute eficiência energética para consumidor final

3ª Oficina IEI Brasil

Qual é o impacto que a maior inserção de eficiência energética e de geração distribuída (telhados fotovoltaicos, por exemplo) pode acarretar sobre a tarifa de eletricidade do consumidor? E sobre o emprego? Essas são algumas das perguntas que a oficina “Geração distribuída renovável, eficiência energética e o consumidor final: desafios e caminhos para uma economia de baixo carbono” vai procurar responder. O encontro será realizado no dia 29 de maio, das 13h30 às 18 horas, na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. Os interessados em participar do evento podem fazer sua inscrição gratuita através de formulário online.

Na ocasião, também será lançada a versão impressa do livro “Geração distribuída e eficiência energética: reflexões para o setor elétrico de hoje e do futuro” (saiba mais sobre a publicação aqui). A oficina e o livro integram o projeto de pesquisa “Eficiência Energética e Geração Distribuída no Brasil: Reflexões para o Setor Elétrico de Hoje e do Futuro”, realizado entre o International Energy Initiative – IEI Brasil e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), que teve a duração de dois anos (2016-2018).

Sabe-se que o setor elétrico possui o desafio de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa para atender a Contribuição Nacionalmente Determinada assumida pelo Brasil como fruto do Acordo de Paris (2015). Aliados a esse desafio estão os esforços necessários da transição para uma economia de baixo carbono que já se fazem sentir pelo setor com a expansão de tecnologias de geração renovável distribuída, eficiência energética e de novos modelos de negócio.

Além dos resultados do projeto, serão realizadas apresentações por representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre o papel dessas instituições  frente os desafios e caminhos para maior inserção da geração distribuída renovável e eficiência energética.

3ª Oficina IEI Brasil
Data: 29 de maio de 2018
Horário: das 13h30 às 18h
Local: Auditório ID2, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)