Professor da Unicamp assume presidência na Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional

Professor Carlile Campos Lavor

No dia 27 de fevereiro, a partir das 15 horas, ocorrerá a posse de Carlile Campos Lavor na presidência da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp. A nova Diretoria será empossada pelo reitor da universidade, Marcelo Knobel.

O professor Carlile foi chefe do Departamento de Matemática Aplicada da Unicamp entre 2012 e 2013, além de Diretor Associado do IMECC entre 2015 e 2016. Devido à sua pesquisa sobre Geometria de Proteínas, foi professor visitante em instituições internacionais, dentre elas: École Polytechnique, Institut Pasteur, IBM TJ Watson Research Center, Duke University, Columbia University e Cambridge University. Em 2014, a pesquisa foi artigo de capa no periódico Siam Review, juntamente com L. Liberti, N. Maculan e A. Mucherino. Depois, em 2015, a ACM Computing Reviews o premiou como artigo notável.

Sobre seus planos de ação, Carlile destaca dois deles: o fortalecimento dos laços com outras sociedades científicas e o empenho em transformar o congresso nacional da SBMAC em um grande evento da Matemática Aplicada em toda a América Latina. Segundo o professor, um dos caminhos para enfrentar a crise nacional é o diálogo dentro e fora da academia, mostrando para a sociedade em geral a importância do trabalho realizado nas universidades e centros de pesquisa.