Curso de Verão 2018 do Instituto de Física aborda “Nanociências e nanomateriais"

Nanociências e nanomateriais

O Curso de Verão 2018 do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp ocorrerá entre os dias 5 e 9 de fevereiro no próprio instituto. O tema dessa edição será “Nanociências e nanomateriais", dada a importância dessa área para a ciência e a tecnologia. O evento é voltado para alunos dos últimos anos de graduação em Física, Matemática e Engenharias, além de alunos de pós-graduação e pesquisadores que tenham interesse em conhecer o instituto e a pesquisa na área em questão.

A escolha do tema se deu pelo fato de que, nas últimas duas décadas, houve uma verdadeira revolução no estudo e desenvolvimento de novas técnicas e materiais baseados nas propriedades particulares que a matéria possui quando encontra-se aglomerada em pequenas partículas, com dimensões de 1 nm a 100 nm. Essa revolução tem tido um impacto significativo em diversas áreas da ciência e tecnologia, como a saúde (nanomedicina, biosensores, engenharia de tecidos), materiais nanoestruturados, catálise, células fotovoltaicas, optoeletrônica, entre outras.

Serão ministradas palestras, mini-cursos e oficinas práticas sobre Óptica, Fotônica e Spintrônica. Haverá também a participação de palestrantes de alto nível nessa área da Unicamp, Universidade de São Paulo e Universidade Federal Fluminense.

As inscrições estão abertas e os interessados poderão solicitar auxílio financeiro em forma de diárias, que será concedido ou não, de acordo com a disponibilidade de recursos.

Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis na página do evento.