CIS-Guanabara promove oficina de malabares no Progen

Oficina de malabares

O CIS-Guanabara inicia nessa terça-feira (10 de outubro), às 14 horas, no Progen (Projeto Gente Nova) a Oficina de Malabares. As atividades serão realizadas pelo oficineiro Guilherme Veronezzi de Souza, estudante de Geografia na Unicamp e artista de rua. Destinada ao público iniciante (a partir de 12 anos), a oficina será realizada na unidade do Progen, na Vila Castelo Branco, região Noroeste de Campinas, e contará com técnicas de jogo e de confecção de malabares. A coordenação do trabalho, que integra o programa “Virando Mestre”, é da técnica em museologia Cristina Amoroso Lima Barros.

O Projeto Gente Nova desenvolve ações com crianças, adolescentes e idosos em quatro unidades localizadas na Vila Castelo Branco, Satélite Íris I, Jardim Garcia e Jardim Bassoli. Segundo a diretora do Progen, Izabel Cristina dos Santos Almeida, essa parceria com o CIS-Guanabara é uma maneira de levar à comunidade da região Noroeste de Campinas um pouco do conhecimento que é desenvolvido na Universidade, além de se configurar como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela instituição na região Noroeste da cidade. Para a coordenadora da oficina pelo CIS-Guanabara, Cristina Amoroso Lima Barros, levar a atividade ao Progen é permitir que o trabalho de extensão universitária atinja um público diferenciado onde se encontram crianças e adolescentes interessados em uma determinada técnica circense que pode contribuir de alguma maneira para a formação da pessoa.

O malabarismo é uma modalidade circense que pode contemplar atividades com música, teatro, dança, mágica outras formas de manifestação artística. “Esse tipo de atividade nos permite desenvolver nos participantes habilidades físicas, motoras, controle e expressão corporais fazendo uso de técnicas circenses”, afirma Guilherme de Souza.

O programa “Virando Mestre” é uma iniciativa do CIS-Guanabara que permite a alunos de graduação e de pós-graduação da Unicamp, por meio de oficinas, ter a oportunidade de iniciar atividades com caráter didático.

Datas: 10, 17, 24 e 31 de outubro e 7, 14, 21 e 28 de novembro
Horário: das 14h00 às 16h00
Local: Progen - Rua Castelnuovo, 699, Vila Castelo Branco.
Faixa etária: a partir de 12 anos de idade
Material necessário: Painço, areia, arroz, alpiste (qualquer um desses materiais), bexiga, tesoura, garrafa Pet vazia, copo e fita adesiva