OSU apresenta GRUPU - 20 anos

GRUPU

O Grupo de Percussão da Unicamp (GRUPU) celebra seus 20 anos de atividade com apresentações especiais no dia 24 de maio às 20 horas no Teatro Castro Mendes, e dia 25 de maio às 19 horas na Casa do Lago. Com direção de Fernando Hashimoto, co-direção de Rodolfo Arilho e regência de Claudia Feres, o GRUPU se apresentará com os músicos Anna Layza, Kelly Florentino, Angelo Ostolaza, Vasny Florêncio, Vinicius Granado, Gabriel Peregrino e Gustavo Gazonato.

No repertório serão apresentadas obras de:

Joaquim Rodrigo – Tres Viejos Aires de Danza
Minué
Jiga
Sérgio Vasconcellos Corrêa – Concertante para Percussão, Orquestra e Fita Magnética
Joseph Haydn – Sinfonia nº 6 em Ré maior, Hob.I:6 “Le Matin”
Adagio – Allegro
Adagio – Andante
Menuet
Finale

As apresentações no Teatro Castro Mendes custarão R$20 (inteira), R$10 (meia) e R$5 (comunidade Unicamp). E na Casa do Lago será com entrada franca.

GRUPU

O Grupo de Percussão da Unicamp celebra seus 20 anos de atividade na temporada 2017/2018 com dois projetos especiais. O primeiro projeto é a encomenda de seis obras para grupo de percussão de compositores brasileiros que serão executadas em concertos no Brasil, Europa, Estados Unidos e América do Sul e reunidas na gravação de um CD ao final da temporada. Os compositores convidados para esse projeto são Silvio Ferraz, Alexandre Lunsqui, Marlos Nobre, Roberto Victorio, Carlos dos Santos e Paulo Costa Lima.

O segundo projeto é a execução de três concertos para percussão e orquestra de compositores brasileiros, que serão tocados por diferentes orquestras ao longo da temporada e que também serão lançados em CD ao final do projeto. As obras escolhidas são: Concertante para Percussão, Orquestra e Fita Magnética, de Sergio O. Vasconcellos Corrêa, Concerto para Percussão, de Mario Ficarelli, e o Concerto n. 3 para Percussão e Orquestra, de Marlos Nobre.

Desde sua fundação em 1998, o GRUPU realiza atividade musical intensamente e é um dos mais ativos grupos de percussão erudita do país, com uma agenda regular de concertos, gravações, aparições em programas de rádio e televisão, bem como participações em importantes festivais de percussão da América do Sul, Europa e Estados Unidos.

Em 2004, o GRUPU realizou sua primeira turnê de concertos na Europa. Em 2005, com patrocínio da Petrobrás, lançou o CD Configurações para Percussão Contemporânea e realizou uma série de concertos nos Estados Unidos. Em 2009, o GRUPU realizou sua segunda incursão na Europa com patrocínio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura. Além de incluir em seu repertório obras consagradas nacional e internacionalmente, o GRUPU realiza estreias mundiais de composições comissionadas ou a ele dedicadas e concertos com a participação de solistas internacionalmente renomados, tais como Anders Astrand (Suécia), Michael Udow, Stuart Marrs e Frank Kumor (EUA), Angel Frette (Argentina), Igor Lesnik (Croácia) e Gerardo Salazar (Chile).

As apresentações do GRUPU surpreendem pela utilização da extensa multiplicidade de configurações para percussão que ressalta a ilimitada qualidade timbrística dos instrumentos. São apresentadas obras de alto nível técnico e refinamento expressivo que têm recebido grande aprovação do público e destaque da crítica especializada. Os projetos multidisciplinares são uma das características do GRUPU, como o espetáculo PERSEPHASSA baseado na obra de Iannis Xenakis, em parceria com a companhia de dança Cia. Domínio Público.

Outras informações sobre as apresentações dos dias 24 e 25 de maio podem ser obtidas na página do evento no Facebook.