Colégio Técnico de Campinas prossegue com a “Expocotuca”

Cíntia Kimie Aihara Nicoletti
Cíntia Nicoletti: "Acreditamos que esta vivência prática possa despertar o interesse pela formação técnica desses jovens"

O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) realiza, de 26 de junho a 7 de julho, na modalidade presencial, na sede do colégio, localizada na Rua Culto à Ciência, 177, no bairro do Botafogo, em Campinas (SP), a “Expocotuca”.

O evento, que é direcionado principalmente para alunos do nono ano do ensino fundamental da rede municipal de Campinas e do terceiro e quarto termo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é realizado por meio de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, o Cotuca, e a Diretoria Executiva de Ensino Pré-Universitário (Deepu) da Unicamp.

De acordo com a professora Cíntia Kimie Aihara Nicoletti, diretora associada do Cotuca, "o objetivo é divulgar as áreas de formação oferecidas no colégio, além de permitir que os jovens vivenciem experiências na área que gostariam ou possuem curiosidade em conhecer. Acreditamos que esta vivência prática possa despertar o interesse pela formação técnica desses jovens. Pretendemos com o projeto atender aproximadamente 2.500 alunos".

No Cotuca respondem pelo evento os seguintes professores: Luiz Seabra Júnior, diretor geral; Cíntia Kimie Aihara Nicoletti, diretora associada; Renata Altenfelder Garcia Gallo, diretora de ensino, e Izael Gressoni Junior, diretor administrativo.

O projeto foi aprovado no início deste ano, no 1º Edital Proec destinado a apoiar projetos de extensão nos colégios técnicos.

xxx
Cristiane Megid: "apresentar e divulgar aos estudantes da rede municipal de ensino as áreas de formação oferecidas pelo Cotuca"

“A proposta do evento surgiu em uma reunião que realizei no final do ano passado com o secretário municipal de Educação, professor José Tadeu Jorge, com a direção do Cotuca e com a Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp (Dedic). O objetivo principal dessa reunião foi ampliar a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a Unicamp, especialmente em relação à área de educação básica da Universidade. Entre diferentes ações colaborativas, firmamos dois convênios, um dos quais a respeito da oferta de vagas em cursos de formação continuada promovidos pela SME e voltados para professores da Dedic e a respeito do acesso ao conteúdo audiovisual produzido e adquirido pela secretaria. Além disso, tínhamos o objetivo de ampliar o número de inscritos no exame de seleção do Colégio Técnico de Campinas. A secretaria comprometeu-se a fazer o pagamento da taxa de inscrição dos alunos das escolas municipais que forem prestar o vestibulinho do Cotuca”, explicou Cristiane Maria Megid, diretora da Deepu-Unicamp.

Na Expocotuca, os estudantes poderão participar das oficinas ministradas por alunos do Colégio sob orientação de seus professores.

Para outras informações, escreva para o e-mail direcaoassociada@cotuca.unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Fotos:Divulgação/