Docentes da Unicamp lançam o livro 'Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil'

Capa do livro O livro “Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil” será lançado no dia 6 de junho, às 19h, na Blooks Livraria, localizada na Praia de Botafogo, 316, no Espaço Itaú de Cinema, no Rio de Janeiro (RJ). O livro foi produzido em regime de coedição entre a Editora da Unicamp e a Editora Unesp.

A obra foi organizada pela professoras Maria Betânia Amoroso, livre-docente e professora colaboradora no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, e por Cláudia Tavares Alves, doutora em Teoria e História Literária pela mesma universidade,

Os 17 ensaios do livro constituem, em seu conjunto, a abordagem mais ampla que se fez da obra de Pasolini no Brasil. A coletânea reúne os principais estudiosos brasileiros e italianos de Pier Paolo e começa com dois documentos históricos, que testemunham sua “chegada” ao país. A partir daí, as abordagens se desdobram em caminhos que se cruzam: da poesia à crítica literária e cultural, do jornalismo militante ao cinema e ao teatro. O resultado desse tratamento em múltiplas perspectivas – aliás o mais condizente com o ethos pasoliniano – consegue dar conta de sua complexidade sem se fechar em interpretações unívocas, tornando-se desde já uma referência sobre “o poeta das cinzas de Gramsci”.

AS ORGANIZADORAS

Maria Betânia Amoroso publicou, entre outros, a biografia “Pier Paolo Pasolini (2003)” e os livros “A paixão pelo real: Pasolini e a crítica literária (1997)” e “Pier Paolo Pasolini (2022)”. É sua a tradução do livro “Escritos corsários (2020), de Pasolini”. Coordena o grupo de pesquisa "Estudos ao redor de Pasolini" (Unicamp/CNPq).

Cláudia Tavares Alves publicou ‘Pasolini em polêmica: interlocuções de um intelectual corsário (2022)’. Com Maria Betânia Amoroso, organizou o dossiê “Pasolini e a crítica” (2020) para a revista Remate de Males.

• SERVIÇO
  • Livro: Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil
  • Editora ‏ : ‎ Editora da Unicamp; 1ª edição (23 novembro 2022)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 296 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 852681558X
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8526815582
  • Dimensões ‏ : ‎ 16 x 2 x 23 cm

>> Leia o texto Pasolini debatido nos trópicos publicado no Jornal da Unicamp.
(Hélio Costa Júnior)