Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo abre novas vagas para especialização em jornalismo científico

Pallone: "Temos egressos espalhados pelo país, ocupando posições importantes"

O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) está disponibilizando 44 vagas para o curso de especialização em jornalismo científico, sendo 40 para alunos novos e 4 para ex-alunos que queiram retomar.

O curso é oferecido de dois em dois anos e está em sua 13ª edição. Ele possui duração de três semestres, sendo gratuito, presencial e em tempo integral. As aulas serão realizadas às segundas-feiras, nas instalações do Labjor. A previsão de início está marcada para o dia 31 de julho.

As inscrições podem ser feitas pelo sistema SIGA/DAC e pelo  sistema do Labjor.

Na primeira fase, o candidato deverá responder quatro questões sobre jornalismo científico e apresentar seu histórico da graduação e sua súmula curricular para avaliação.

Na segunda fase, serão realizadas presencialmente provas de redação e de inglês, além de uma entrevista online. Como pré-requisito, é necessário apenas que o candidato já possua um diploma de graduação ou uma certidão de conclusão de curso superior.

A pesquisadora do Labjor Simone Pallone, que foi aluna da primeira turma da especialização, acredita que o pioneirismo, a longevidade e os resultados são as principais qualidades do curso: “Já formamos um número muito grande de profissionais na área (436). Temos egressos espalhados pelo país, ocupando posições importantes. Muitas pessoas, mesmo não atuando no jornalismo científico, passaram a ter um olhar diferenciado sobre a comunicação da ciência, sobre a relação do cientista com os jornalistas, sobre a necessidade de difundir a ciência para a sociedade. Os produtos que são gerados a partir do curso também fazem diferença: as revistas, os podcasts, alguns trabalhos de conclusão de curso”, afirma.

Mariosa: "É muito enriquecedor estar com seu colega de área ou com alguém de uma área diferente debatendo assuntos importantes no dia a dia da comunicação”

Mesmo tendo feito sua graduação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Erica Mariosa se interessou pelo curso e decidiu fazer pós-graduação em Jornalismo Científico no Labjor. Hoje, ela é coordenadora da comunicação, divulgadora científica, pesquisadora e administradora do projeto Blogs de Ciência da Unicamp, além de ter optado por fazer seu mestrado na Labjor: “Por estar no mercado de trabalho, eu não tive muitas oportunidades de desenvolver pensamentos, teorias, discutir assuntos. E estar em um ambiente em que você tem a experiência de diversos profissionais de comunicação, não só do jornalismo, juntos na mesma situação com cientistas, eu acho que essa é uma oportunidade que não sei se existe no mundo! É muito enriquecedor estar com seu colega de área ou com alguém de uma área diferente debatendo assuntos importantes no dia a dia da comunicação”.

O curso é realizado em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) e com o Instituto de Artes (IA).

Para outras informações, escreva para o e-mail labjor@unicamp.br ou entre em contato pelos telefones (19) 3125-2586 / 3521-2588.
Fred Vieira)
Edição de imagens: Paulo Cavalheri