Unicamp concede título de Professor Emérito a Roberto Schwarz

A Sessão Solene de entrega do título de "Professor Emérito" ao professor Roberto Schwarz, que foi docente no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), acontece no dia 20 de outubro, às 10h. O evento será transmitido pelo Canal Imprensa Unicamp.

Schwarz nasceu em Viena, na Áustria, em 1938. No ano seguinte, a família, de origem judaica, emigrou para o Brasil, em virtude da situação política na Europa. Roberto Schwarz estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e fez mestrado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Em seguida, tornou-se professor na USP. Em 1969, exilou-se na França, tendo realizado o doutorado na Universidade de Paris-Sorbonne. Bolsista na Guggenheim Memorial Foundation, foi professor visitante na Universidade de Harvard. Em 1978, iniciou sua trajetória como docente da Unicamp, ocupando uma cadeira no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

O título de Professor Emérito é conferido a professores que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica por seus relevantes serviços à ciência e à instituição.
(Hélio Costa Júnior)