Museu Exploratório de Ciências realiza “Festival Ciência de Papel”

Festival Ciência de Papel

O Museu Exploratório de Ciências (MC), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), realiza, dia 15 de outubro (sábado), na modalidade presencial, a partir das 9h, nas dependências do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU), o “Festival Ciência de Papel”.

Do programa constam oficinas, exposições, apresentações culturais e atrações que destacam as infinitas possibilidades do material que é muito mais do que um suporte para escrita e ilustração. 

André Santanché
Santanché: "Nossa experiência pode se repetir por aí afora"

"O Festival Ciência de Papel é um evento inédito que inclui provas, oficinas e exposições para a comunidade, que serão completamente de papel. Além disso, especialmente o Museu de Papel, que faz parte do evento, será uma experiência coletiva inovadora de construção de um museu todo feito de papel, de que participam a comunidade interna da Unicamp (professores, funcionários e alunos), propondo exposições e oficinas, e a comunidade externa (famílias, escolas e organizações). Por que papel? O papel é um material acessível e fácil de trabalhar. Um Museu de Papel permite a ampla participação da comunidade, integrando percepções e experiências. Também desafia a comunidade interna a criar e inovar, no compartilhamento de conceitos de ciência (e quem sabe suas pesquisas) com a comunidade. Um Museu de Papel pode ser facilmente reproduzido e, portanto, nossa experiência pode se repetir por aí afora", disse o professor André Santanché, organizador do evento e coordenador do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. 

O Festival reúne várias atividades, divididas nas seguintes modalidades:

Trilha Grande Desafio - Envolve provas de foguetes e aviões de papel. As equipes se inscrevem com antecedência, projetam e aprimoram seus foguetes e/ou aviões que levarão para o dia da prova. Nessa trilha, os inscritos terão a oportunidade de participar de eventos preparatórios no Museu.

Trilha Exploratória - São oficinas realizadas no dia do Festival.

Museu de Papel - Para a comunidade externa, equipes ou participantes individuais se inscrevem com antecedência e projetam um ou mais artefatos de papel que envolvam algum aspecto da ciência para exposição no dia do Festival. Para a comunidade interna, além da exposição é possível a proposição de oficinas.

As modalidades Trilha Grande Desafio e Museu de Papel requerem inscrição prévia. Há uma página específica com orientações para a comunidade interna Unicamp. 

Consulte o Manual do Festival

Para outros detalhes, acesse o site ou escreva para o e-mail museu@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Foto: Antônio Scarpinetti

twitter_icofacebook_ico