Fórum Permanente debate “Mobilidade Urbana e Trabalho na Cidade”

O Fórum Permanente “Mobilidade Urbana e Trabalho na Cidade” acontece, dia 12 de setembro, a partir das 9h, na modalidade presencial, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento é aberto ao público em geral. Interessados em participar podem se inscrever no link.

O Fórum também poderá ser acompanhado online, no dia do evento, na página eletrônica dos FórunsA organização ficou a cargo das professoras Cristiane Pereira Costa Dias, Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), e de Greciely Cristina da Costa, do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb).

Cristiane Dias (Foto: Antoninho Perri)
Cristiane Dias: "Políticas que privilegiem as pessoas e não as ferramentas"

"A tecnologia tem ressignificado nossas mais diferentes práticas e a forma de circulação do sujeito nos espaços da cidade e o próprio espaço urbano são afetados por esse processo. Nesse sentido, este Fórum, que tem como foco o trabalho cada vez mais mediado por dispositivos móveis, aplicativos e plataformas, é uma oportunidade de colocar em debate três pontas dessa problemática: a universidade, o poder público e a sociedade civil. Os sistemas digitais têm se constituído como dispositivos de regulação de extrema relevância para nossa relação com o trabalho e seus modos de produção capitalista, a chamada uberização. Nesse sentido, é urgente que a universidade, o poder público e a sociedade se coloquem em diálogo para propor em conjunto, políticas que privilegiem as pessoas e não as ferramentas, que privilegiem o trabalhador e condições dignas de trabalho e não os aplicativos, que repensem o direito ao trabalho e o direito trabalhista", disse Cristiane Dias.

Intitulada "Trabalho remoto e trabalhadores: direitos, precarização e políticas", a primeira mesa redonda do Fórum, às 9h15, contará com a participação dos professores Ricardo Antunes, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH); Paulo Roberto da Silva Lima Galo, do Movimento Entregadores Antifascistas, e de Camila Capacle Paiva, da Prefeitura Municipal de Araraquara. A moderação da mesa será realizada pela professora Ludmila Costhek Abílio (CESIT/IFCH/Unicamp). [Confira a programação completa]

Para mais detalhes, acesse o site https://www.foruns.unicamp.br/ ou escreva para o e-mail foruns@unicamp.br
Foto: Antoninho Perri
(Hélio Costa Júnior)