Fórum debate "A necessária aproximação da Engenharia com as Ciências Humanas"

"A necessária aproximação da Engenharia com as Ciências Humanas". Fórum Permanente debaterá o tema, dias 18 e 19 de agosto.  O evento será realizado na modalidade online, a partir das 9h, com transmissão (ao vivo) pela página eletrônica dos Fóruns Permanentes da Unicamp. 

O evento é organizado pela FEEC e CLE da Unicamp, FAAP e UNB. Na Unicamp, está sob a responsabilidade do professor Gilmar Barreto (FEEC). O encontro é aberto à participação de discentes, docentes e funcionários da Unicamp.

Inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico.  

RESUMO: Ao mesmo tempo que produtos e serviços da engenharia trazem enormes e inegáveis benefícios para a sociedade, não raro é possível perceber que após algum tempo, os engenheiros se veem envolvidos em encontrar soluções que contornam eventuais problemas que projetos de engenheiros do passado ou mesmo contemporâneos, provocam à sociedade e ao meio ambiente, impactando negativamente na qualidade de vida das pessoas. Há situações, por exemplo, que para dar vida a um projeto, pessoas ao redor do mundo e meio ambiente sofrem diferentes tipos de agressões durante todo o ciclo de vida de um projeto, como é o caso, por exemplo, dos eletrôn icos, onde as agressões ocorrem desde a extração das matérias primas até o descarte dos produtos, gerando um lixo que nem sempre é reaproveitado ou tem uma destinação adequada. A partir da revisão de textos, é possível concluir que por muito tempo, as ciências humanas foram mantidas distantes da educação em engenharia, resultando em engenheiros que se voltaram quase que exclusivamente para a aplicação dos conceitos de engenharia com pouco ou nenhum olhar para quem será beneficiado, como seus projetos chegariam às pessoas e com qual custo social e ambiental. Em síntese, este Fórum tem por, objetivo argumentar sobre a importância desta aproximação e os benefícios que a sociedade global e o meio ambiente terão com a formação de engenheiros que tenham uma visão ampla e de longo prazo, entendendo a sua responsabilidade e os impactos e consequências, positivas e negativas, provocados por seus projetos.

ACOMPANHE AO VIVO

Para mais detalhes acesse o link ou escreva para o e-mail foruns@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)

twitter_icofacebook_ico