Marco Aurélio Nogueira analisa o cenário político no “Conversas na Crise”

Marco Aurélio Nogueira no "Conversas na Crise"

O “Conversas na Crise – Depois do Futuro” traz para o foco dos debates nesta semana o cenário político atual e a crise da democracia e dos partidos políticos em uma live com o cientista político Marco Aurélio Nogueira. A entrevista com o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na quarta-feira (28), às 16h, também deve abordar as consequências dos protestos de 2013, a campanha eleitoral municipal, o projeto de reeleição de Jair Bolsonaro e o pleito norte-americano e suas consequências para o Brasil.

Com mediação do jornalista Paulo Markun e participação do poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, além de convidados, o “Conversas na Crise – Depois do Futuro” é uma realização do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o portal UOL. O público poderá enviar perguntas durante a live pelo site do UOL e pelas redes sociais do portal no Facebook e no YouTube.

Bacharel em ciências políticas e sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1972) e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (1983), Nogueira tem pós-doutorado pela Universidade de Roma (1984-1985) e é professor de teoria política na Unesp desde 1976. É colunista do jornal O Estado de S Paulo, onde escreve sobre política e sociedade. Tem experiência na área de ciência política e gestão pública, trabalhando principalmente com teoria política, reforma do Estado, democracia, sociedade civil, globalização e modernidade. Entre seus livros estão “Potência, limites e seduções do poder” (Editora Unesp, 2008), “Um Estado para a sociedade civil: Temas éticos e políticos da gestão democrática (Cortez, 2011) e “As Ruas e a Democracia: Ensaios sobre o Brasil contemporâneo” (Contraponto/FAP, 2013).

“Conversas na Crise – Depois do Futuro” é um desdobramento do projeto “A Crise Brasileira”, lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, com o portal UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.

Texro publicado originalmente no site do IdEA