CIS-Guanabara sedia eventos do Dia Mundial da Criatividade

Oficinas e vivências integram a programação gratuita no CIS-Guanabara
Oficinas e vivências integram a programação gratuita no CIS-Guanabara

O CIS-Guanabara é um dos seis polos de Campinas que participarão do Dia Mundial da Criatividade que será comemorado nos dias 21 e 22 de abril em 53 cidades brasileiras, além de Portugal, Alemanha e Sérvia. Shows, workshops, palestras e vivências estão na programação do evento que visa apresentar a importância da inovação e desenvolvimento sustentável. Em Campinas estão previstas 52 horas em 40 atividades realizadas nos espaços Sete Criativo, PUC-Campinas (Campus I), weme, Carroça Medieval, Alma Coliving, além do CIS-Guanabara, cuja programação está concentrada no dia 22. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de abril pelo link: www.worldcreativityday.com/brazil/campinas/atividades. As vagas são limitadas.

As atividades no CIS-Guanabara começam às 9h30 com a vivência Potencializando a Criatividade. Coordenado pela comunicóloga e administradora de empresas Patrícia Napolitano, o encontro focaliza o “ser e fazer” enquanto aspectos importantes do processo criativo. “A ideia é refletir sobre como caminhamos nessa dinâmica entre a ação e a mente. Brincar com nossos recursos internos, que potencializam esses aspectos e crescer na consciência do nosso próprio processo criativo são as oportunidades que essa vivência em grupo oferece”, afirma Patrícia.

Às 10h00 começa a Oficina de Composição Por Música, coordenada pelos músicos Thiago de Souza e Daniel Batistone. Nessa atividade, os coordenadores estimularão o grupo a compor, em conjunto, uma música simples, desafiando o participante a trabalhar a letra que será interpretada ao final do encontro. Thiago de Souza é compositor, roteirista e humorista. Daniel Batistone é graduado em Música Popular pela Unicamp e integra o humorístico “Os Marcheiros”.

O Workshop LEGO Serious Play, com início às 15h00, visa estimular a discussão entre os participantes sobre inovação e criatividade em suas empresas e em sua vida pessoal. Coordenada pela economista, professora da FIA e empreendedora em evolução, Isis Koelle, a dinâmica é bastante lúdica e envolve questões do subconsciente que são acessadas através das trilhas desenvolvidas pela facilitadora. Todo trabalho é baseado em sua trajetória no mundo corporativo de mais de 15 anos, como gestora, nas áreas de marketing e planejamento estratégico em grandes empresas no Brasil e na Alemanha.

Às 17h00 começa a Oficina Batuka Batucada Brasileira. Coordenada pelos músicos Bruno Sotil e Gustavo Moscardin, a atividade inicia-se com uma breve apresentação dos professores, do projeto e dos instrumentos. É feito um alongamento e um exercício de ritmo baseado no passo. Após esse primeiro momento, cada participante escolhe um instrumento e a oficina é conduzida para que no final, todos toquem juntos um ritmo brasileiro.

A última atividade do dia, no CIS-Guanabara, “Criatividade Pós 40, um enfoque transformador”, começa às 19h00. Nesse bate papo participarão alguns especialistas integrados ao Movimento Campinas Criativa. Ana Hunziker fala sobre “Ressignificação de Carreira”; Carla Falcão, aborda “Como usar o LinkedIn para comunicar suas mudanças”. Luciana de Almeida apresenta o tema “Comunicação & Rede”; Laura Santi e Paulo Biafora discutem “Economia Criativa & Empreendedorismo”; e finalmente, Helio Hintze discorre sobre “Criar é desobedecer”, todos com enfoque inspirador para o público acima de 40 anos.

No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Irani Ribeiro, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).


 

twitter_icofacebook_ico