Centro de Pesquisa em História Social da Cultura realiza palestra sobre ImagineRio e abastecimento de água

ImagineRio e o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro

O Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult) receberá a historiadora Alida Metcalf para ministrar a palestra “ImagineRio e o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro”. O evento acontecerá no dia 15 de maio, às 14 horas, na sala Multiuso do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A entrada gratuita e aberta para o público em geral.

ImagineRio é uma plataforma digital que oferece um atlas digital da evolução social e urbana do Rio de Janeiro. Desenvolvida por Alida Metcalf e Farès el-Dahdah, ambos da Rice University, nos Estados Unidos, a ferramenta oferece uma linha do tempo ilustrada da arquitetura da capital carioca, através de pinturas das vistas da cidade criadas por artistas, dos mapas de cartógrafos históricos e dos planos de chão projetados por arquitetos, por exemplo.

Além de mostrar as potencialidades desse novo recurso digital para a pesquisa histórica, Alida Metcalf também apresentará durante o evento o resultado de sua pesquisa – baseada no banco de dados da plataforma – sobre como se desenvolveu o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro de 1502 até o presente.

ImagineRio e o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro
Palestrante: historiadora Alida Metcalf, da Rice University
Data: 15 de maio de 2018
Local: Sala Multiuso, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)