Fotografias mostram rituais culturais do México, Índia e Peru

Fotografias mostram rituais culturais do México, Índia e Peru
Foto 1: Foto de Isabela Sanatore que integra a mostra “O Outro Lado” | Foto 2: Registro de João Chimentão feito nos Andes para a mostra fotográfica

Os lugares são distantes e distintos. Os objetivos, semelhantes. Enquanto Isabela Sanatore percorria Oaxaca e Himalaia, registrando imagens, João Chimentão capturava suas impressões e materializava seu olhar nos Andes. O resultado do material fotográfico produzido pelos artistas visuais pode ser conferido na exposição fotográfica “O Outro Lado” que será realizada na Galeria do CIS-Guanabara até 11 de maio, das 9h00 às 17h00. A entrada é franca.

Segundo o curador da exposição, Andrés Hernández, as 25 imagens com diferentes dimensões em cor e preto e branco resultantes dos registros fotográficos nos Andes, por João Chimentão, assim como na Montanha Sagrada em Oaxaca e no Himalaia por Isabela Senatore, se homogeneizam ao abordar práticas ritualístico-culturais no Peru, no México e no nordeste da Índia. “Aparecem assim, fragmentos de memórias que mesmo decantados nos recortes dos registros fotográficos sugerem a associação e a assimilação de conexões culturais a partir das cerimônias e elementos arquitetônicos em questão e se projetam como peças intangíveis pela distância geográfica e pela disparidade espacial”, observa Hernández, doutorando pelo Instituto de Artes da Unicamp e que em seu currículo, dentre outras realizações, foi coordenador de exposições na Bienal de Havana e coordenador-executivo do Departamento de Curadoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2005-2010).

Isabela Senatore formou-se em Fotografia em 2001 no The Art Institute of Boston at Lesley University. Em 2000 foi selecionada para o programa de estágio na Magnum Photos, em Nova York. De 2001 a 2017 desenvolveu trabalhos documentais no Brasil, Peru, México e Índia. João Chimentão é publicitário. Por sete anos trabalhou em estúdio de fotografia e laboratório fotográfico. Atuou também em fotografia de moda no StudioUno em Barcelona, Espanha. Assina duas exposições: “O Homem, o Barco e a Bicicleta" e "Atrás de Um Retrato". Em 2010 trabalhou com fotografia documental sobre a "Festa de São Sebastião e São Benedito", no Espírito Santo. A coordenação da exposição é da produtora cultural do CIS-Guanabara, Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros.

Serviço
Evento: Exposição fotográfica “O Outro Lado”
Data: 20 de abril a 11 de maio de 2018
Horário: 9h00 às 17h00
Abertura: 19 de abril, das 17h00 às 21h00
Local: CIS-Guanabara
Entrada: Gratuita
Endereço: R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local)